Baixe o app agora
Associação Campos Elíseos
  Zeladoria em andamento...

Detalhes

Voltar
15/11/2020
Quais são as 6 principais doenças de verão ligadas ao saneamento?

Os dias de sol já começaram! Aguardado por milhares de brasileiros, esse período é sinônimo de descanso, diversão e momentos únicos entre amigos. Contudo, para aproveitar bem a temporada, é necessário ficar de olho nas principais doenças de verão. 

Nessa época, existem alguns fatores externos que contribuem muito para o aumento de diversas complicações. Inclusive, junto à falta de saneamento básico, esse quadro pode ser ainda mais intenso, facilitando a proliferação da dengue, leptospirose e, até mesmo, da temida micose de pele. Bem complicado!

Diante de tal situação, todo cuidado é pouco! Se você deseja se proteger e, ao mesmo tempo, desfrutar do que há de melhor nesses dias, não deixe de ler o post. A seguir, contamos quais são as doenças de verão que mais atingem a população, as suas causas e os métodos para evitá-las. Vamos lá?

1. Dengue

Não há como falar de doenças de verão potencializadas pela falta de saneamento básico, sem citar a dengue. Nessa temporada, as chuvas e as altas temperaturas são conhecidas por criar um ambiente propício à proliferação do agente transmissor o mosquito Aedes aegypti

Muito comum, essa condição também pode crescer por conta das chuvas, que aumentam os focos de água parada e promovem surtos de reprodução do inseto. Assim, o número de infecções causadas se torna significativo, exigindo que a população tome o máximo de cuidado para combater o problema. 

São diversas recomendações, como o uso de roupas que deixam a pele menos exposta, a aplicação de repelentes e, até mesmo, a instalação de telas na janela. Também é fundamental não deixar pontos de acúmulo de água, como é normal acontecer em pneus, garrafas, vasos de plantas, córregos ou em lixos em terrenos abandonados.

2. Micose

Dentre as doenças de verão, podemos dizer que a micose é uma das mais frequentes. Isso porque o problema é normalmente causado pelo aumento da umidade e do calor, que colaboram com a proliferação de certos fungos.

Em determinadas ocasiões, como quando não nos higienizamos corretamente ou usamos roupas ainda molhadas por um período, a colonização desses pequenos organismos aumenta severamente. Uma vez presente na pele, o quadro pode resultar em diversos efeitos desagradáveis.

Quais são eles? Coceira, descamação e vermelhidão. Assim sendo, o ideal é seguir os cuidados pessoais diariamente a fim de prevenir a situação. A mesma atenção deve ser mantida ao frequentar piscinas, praias ou saunas, adotando os seguintes passos:

  • mantenha o corpo bem seco após sair do banho, da piscina, do mar ou da sauna;
  • não ande sem calçado em áreas molhadas e úmidas;
  • não divida toalhas, bonés, escovas, roupas e acessórios;
  • prefira utilizar trajes de tecidos naturais, como linho e algodão, evitando os sintéticos, que impedem a respiração da pele;
  • use sapatos abertos e largos;
  • não fique em contato frequente com a água quente, sabonete e sabão.

3. Leptospirose

Podemos dizer que existem diversas doenças de verão relacionadas ao saneamento básico de má qualidade presente em algumas regiões do Brasil. Entre elas, destacamos a leptospirose uma complicação transmitida, em sua maioria, pelos ratos urbanos. Nesse caso, os roedores conseguem contaminar a água com a chamada bactéria Leptospira, muito comum na urina desses animais.

A contaminação se dá quando a pessoa consome água infectada, seja ingerindo, seja utilizando para fins domésticos. Inclusive, o agente ainda consegue entrar na corrente do sangue por meio das mucosas ou de ferimentos pequenos, exigindo assim, um cuidado ainda maior da população.

Uma vez no corpo, a infecção se torna grave e, em casos severos, pode causar a morte. Os sintomas são febre alta, forte dor de cabeça, dor nos músculos, sangramento, vômitos e olhos avermelhados.

4. Hepatite A

Você sabia que a falta de cuidado no saneamento da população também pode originar um surto significativo de hepatite A? É ao longo do verão, com as altas temperaturas, que o risco de contaminação aumenta ainda mais, entre aqueles que frequentam praias e piscinas.

Causada pelo VHA, um vírus transmitido via oral-fecal, ou por meio de alimentos e água contaminados, a doença pode fazer com que os seus sintomas fiquem até dois meses presentes no corpo do indivíduo. Esse é o caso de mal-estar intenso, náuseas, dores na região abdominal, olhos amarelados, dor no corpo e vômitos constantes.

Aqui, vale lembrar que, em cidades litorâneas, nem sempre, o saneamento consegue lidar com a alta demanda de turistas. Então, o principal método para contornar a situação é investir na vacinação, realizar um encontro da comunidade a fim de conscientizar a todos, além de sempre analisar a qualidade da água que está sendo ingerida ou utilizada para fins domésticos. Ainda é recomendado higienizar as mãos frequentemente e ter o máximo de cuidado ao preparar as refeições.

5. Febre tifoide

A febre tifoide é uma doença transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados. Esse cenário é agravado pela ausência de um saneamento básico de qualidade. Causada pela bactéria Salmonella, a complicação se prolifera por meio da urina e fezes dos doentes, contaminando a água de indivíduos saudáveis.

Como você pode imaginar, esse episódio é mais frequente em locais em que as condições sanitárias e de higiene são imperfeitas ou, até mesmo, não existem. Também vale ressaltar que, nas temporadas de verão, a transmissão é ainda maior.

No corpo, a bactéria consegue passar pelas paredes do intestino e atingir a corrente sanguínea momento em que os sintomas começam a surgir. Dentre os sinais mais comuns, destacamos fortes dores de cabeça, arritmia cardíaca, prisão de ventre, tosse seca, diarreia, aumento do baço, entre outros.

6. Bicho geográfico

Por fim, está o bicho geográfico o termo popular dado para a "larva migrans cutânea". Normalmente, esse parasita tem como principais hospedeiros os cães e gatos e, logo, a infecção em humanos ocorre quando o indivíduo entra em contato com as larvas presentes no solo devidamente contaminado pelas fezes desses seres.

No corpo do homem, a situação é famosa por causar prurido e irritação. Inclusive, é provável que o parasita realize alguns caminhos na pele, formando assim, desenhos muito parecidos aos de um mapa. Ao longo das temperaturas mais quentes, esse cenário pode se agravar, principalmente, porque muitas pessoas caminham descalças e ficar mais vulneráveis ao problema.

Como vimos, existem várias doenças de verão que exigem o máximo cuidado dos governos locais e da população em geral. Com uma boa união dos moradores, é possível minimizar os riscos e garantir mais saúde e bem-estar a todos. Pense nisso!

Então, gostou de conhecer tudo sobre o assunto e saber como se prevenir ao longo da temporada mais animada do ano? Esperamos que sim! Caso ainda tenha dúvidas, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer mais sobre o nosso trabalho.

  Zeladoria em andamento...

Termos de uso

TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE APLICATIVO ASSOCIAÇÃO CAMPOS ELÍSEOS +GENTIL

Os presentes Termos de Uso (doravante “Termos”) têm como objetivo regulamentar a utilização do aplicativo Associação Campos Elíseos +gentil (doravante “Aplicativo”), desenvolvido e disponibilizado pela Associação Campos Elíseos +gentil, conjuntamente com o Instituto Porto Seguro (em conjunto denominadas “Provedora”), por você (“Usuário”).

 

O Aplicativo tem como finalidade ser uma ferramenta por meio da qual moradores e interessados poderão reportar problemas de limpeza e manutenção, entre outros, no bairro Campos Elíseos, com o intuito de colaborar com sua conservação. Assim, por meio do Aplicativo, serão tratadas as solicitações e será realizado o acompanhamento das ocorrências recebidas, promovendo ações de conservação dos espaços públicos e garantindo o bem-estar das pessoas que moram, trabalham ou frequentam o bairro.

 

Estes Termos estão disponíveis para visualização a qualquer momento no Aplicativo, bem como pelo link: http://www.portoseguro.com.br/conteudo/mobile/campos-eliseos-mais-gentil/termo-de-uso.html

 

1.           Aceitação

 

1.1       Para que o uso do Aplicativo seja possível, o Usuário deve manifestar seu consentimento livre, expresso e informado, sem reservas, com relação a todos os itens destes Termos, o qual ocorrerá no ato do seu clique no botão “Aceito os Termos”, quando de seu primeiro acesso ao Aplicativo.

 

1.2       Os presentes Termos poderão ser modificados a qualquer momento pela Provedora, independentemente de prévio aviso ao Usuário, exceto em caso de previsão legal em sentido contrário.

 

1.3       Caso o Usuário não aceite ou não concorde com quaisquer das disposições abaixo, ou quaisquer alterações realizadas nestes Termos, deverá se abster de utilizar o Aplicativo.

 

2.           Funcionalidades do Aplicativo

 

2.1 O Aplicativo regulado pelos presentes Termos encontra-se disponível para acesso por meio de smartphone, sendo possível seu download pela App Store ou Google Play.

 

2.2 Para que seja possível utilizar todas as funcionalidades do Aplicativo e encaminhar os problemas de limpeza e manutenção localizados na região dos Campos Elíseos, além da aceitação dos presentes Termos, o Usuário deverá realizar seu cadastro no Aplicativo, fornecendo todas as informações solicitadas pelo Aplicativo. Caso o Usuário não forneça as informações solicitadas quando do primeiro acesso, não conseguirá utilizar o Aplicativo e reportar eventuais ocorrências.

 

2.2.1 Alternativamente, o Usuário poderá conectar-se por meio de sua conta na rede social Facebook, quando tal funcionalidade estiver disponível. Nesta hipótese, o Usuário está ciente de que a Provedora obterá os dados necessários para o cadastro por meio do perfil do Usuário na rede social. Ainda, o Usuário reconhece que o Facebook corresponde à página de responsabilidade de terceiro, que possui políticas próprias, não se responsabilizando a Provedora pelo relacionamento de Usuários com terceiros.

 

2.3Após a realização do cadastro e criação de sua conta no Aplicativo, o Usuário poderá encaminhar alertas referentes aos casos de falta de manutenção e outras ocorrências no bairro Campos Elíseos. Para a criação dos alertas, deverão ser informadas pelo Usuário todas as informações solicitadas no Aplicativo, sendo possível fornecer fotos para complementação.

 

2.4 O Usuário reconhece que é o único responsável por todas as informações fornecidas quando de seu acesso ao e utilização do Aplicativo, responsabilizando-se, com exclusividade e inclusive perante terceiros, por quaisquer danos ou prejuízos decorrentes de informações incorretas, incompletas ou inverídicas inseridas no Aplicativo.

 

2.4.1 O Usuário declara-se ciente de que a inclusão de qualquer informação ou imagem inverídica, falsa ou adulterada no Aplicativo o sujeitará a todas as sanções aplicáveis constantes da legislação brasileira.

 

2.4.2 O Usuário reconhece que é o único responsável pelas informações referentes a terceiros por fornecidas no Aplicativo, sendo de sua exclusiva responsabilidade a obtenção de eventuais autorizações necessárias para inclusão de dados, fotografias e imagens no Aplicativo.

 

2.5 Por meio destes Termos, o Usuário reconhece e aceita que as informações, imagens e fotografias fornecidas não poderão ser substituídas ou retificadas após seu envio por meio do Aplicativo.

 

3.     Regras de Utilização

 

3.1 Por meio do aceite aos presentes Termos, o Usuário declara que:

 

     i.        É considerado civilmente capaz à luz da legislação brasileira, ou encontra-se devidamente autorizado por seus responsáveis legais a aceitar os presentes Termos e utilizar o Aplicativo;

 

   ii.        Está ciente de que não poderá inserir no Aplicativo qualquer conteúdo ilícito ou de qualquer modo contrário à moral e aos bons costumes ou que viole direitos de terceiros, bem como que incorpore vírus ou outros elementos nocivos no Aplicativo ou que prejudique o sistema da Provedora ou de outros Usuários;

 

  iii.        Não incluirá no Aplicativo qualquer informação incorreta ou inverídica, responsabilizando-se, com exclusividade, por todas as informações ou conteúdos por ele inseridos no Aplicativo;

 

  iv.        Não inserirá no Aplicativo qualquer hyperlink que direcione para conteúdo ilícito, mal intencionado ou que de qualquer modo viole a moral e os bons costumes. A Provedora não se responsabiliza pela inserção de hyperlinks no Aplicativo, sendo o Usuário o único responsável por qualquer hyperlink por ele disponibilizado;

 

   v.        Não disponibilizará no aplicativo quaisquer conteúdos protegidos por direitos de propriedade intelectual ou industrial pertencentes a terceiros, sem que o Usuário tenha obtido previamente dos seus titulares a autorização necessária para levar a cabo o uso que efetuar ou pretender efetuar.

 

3.2 O Usuário declara que, em qualquer hipótese, será o único responsável pelo uso que fizer do Aplicativo, bem como por qualquer conteúdo nele inserido, inclusive perante terceiros, eximindo a Provedora de qualquer responsabilidade por qualquer dano ou prejuízo decorrente de seu uso.

 

3.3 Se a Provedora tomar conhecimento da disponibilização de conteúdo ilícito, ou de qualquer forma inadequado, aí se incluindo aqueles que violem os presentes Termos de Uso, a Provedora poderá excluí-lo, bem como desativar a conta do Usuário, sem qualquer aviso prévio, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer indenização.

 

4. Propriedade Intelectual

 

4.1 Todos os textos, imagens, fotografias, ícones, tecnologias, links e demais conteúdos audiovisuais ou sonoros, incluindo o software do Aplicativo, desenhos gráficos e códigos fonte, são de propriedade exclusiva da Provedora ou de terceiro que autorizou sua utilização no Aplicativo, e encontram-se protegidos pelas leis e tratados internacionais, sendo vedada sua cópia, reprodução, ou qualquer outro tipo de utilização, ficando os infratores sujeitos às sanções civis e criminais correspondentes, nos termos das Leis 9.279/96, 9.609/98, 9.610/98.

 

4.2 Todas as marcas, os nomes comerciais ou logotipos de qualquer espécie disponibilizados no Aplicativo são de propriedade da Provedora ou de terceiro que permitiu o seu uso, sem que a utilização do Aplicativo possa ser entendida como autorização para que o Usuário possa citar as tais marcas, nomes comerciais e logotipos.

 

5. Privacidade

 

5.1 As regras de privacidade estão dispostas na Política de Privacidade da Porto Seguro, disponível no Portal do Cliente www.portoseguro.com.br.

 

6.  Isenções de Responsabilidade

 

6.1 A Provedora não se responsabiliza:

 

a)  por eventuais indisponibilidades, erros ou falhas do Aplicativo, bem como por qualquer defraudação da utilidade que o Usuário possa ter atribuído ao Aplicativo, pela falibilidade do mesmo, nem por qualquer dificuldade de acesso;

 

b)  por erros ou inconsistências na transmissão de dados ou pela qualidade ou disponibilidade do sinal de Internet;

 

c)   pela existência de vírus ou outros elementos nocivos no Aplicativo que possam causar alterações nos seus sistemas informáticos (software e hardware) ou nos documentos eletrônicos armazenados no sistema informático, eximindo-se de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos que possam decorrer de quaisquer elementos nocivos; e,

 

d)  pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer do conhecimento que terceiros não autorizados possam ter de quaisquer das informações fornecidas pelo Aplicativo, em decorrência de falha exclusivamente atribuível ao Usuário ou a terceiros que fujam a qualquer controle razoável.

 

6.2 A Provedora se reserva o direito de descontinuar o Aplicativo a qualquer momento, independentemente de prévio aviso, não cabendo qualquer tipo de indenização aos Usuários.

 

6.3 O Usuário é o único responsável pela segurança de sua senha, não se responsabilizando a Provedora por qualquer acesso indevido decorrente da utilização não autorizada da senha do Usuário.

 

8.           Duração e Finalização do Acesso

 

8.1O acesso ao Aplicativo é disponibilizado ao Usuário por prazo indeterminado, podendo a Provedora descontinuar o Aplicativo a qualquer tempo, a seu exclusivo critério, independentemente de prévio aviso, não sendo devido qualquer tipo de indenização ao Usuário em razão disso.

 

8.2 A Provedora pode, a qualquer momento, limitar o seu acesso ao Aplicativo, podendo negá-lo ou suspendê-lo, o que pode ensejar a exclusão de todas as informações fornecidas, sem que seja devida qualquer indenização ou compensação.

 

8.3 O Usuário reconhece que, em caso de suspeita de uso indevido do Aplicativo, a Provedora pode cancelar o seu cadastro no Aplicativo, sem que qualquer indenização lhe seja devida em razão de referido cancelamento.

 

9. Disposições Gerais

 

9.1 Os casos fortuitos ou de força maior serão excludentes de responsabilidades das partes, na forma da Legislação Brasileira.

 

9.2 Qualquer cláusula ou condição deste instrumento que, por qualquer razão, venha a ser reputada nula ou ineficaz por qualquer juízo ou tribunal, não afetará a validade das demais disposições destes Termos, as quais permanecerão plenamente válidas e vinculantes, gerando efeitos em sua máxima extensão.

 

9.3 A falha da Provedora em exigir quaisquer direitos ou disposições dos presentes Termos não constituirá renúncia, podendo exercer regularmente o seu direito, dentro dos prazos legais.

 

10. Legislação e Foro

 

10.1 A presente relação jurídica é regida exclusivamente pelas leis brasileiras, inclusive eventuais ações decorrentes de violação dos seus termos e condições.

 

10.2 Fica eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo para dirimir quaisquer dúvidas, questões ou litígios decorrentes dos presentes Termos, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, ou venha a ser.

 


Última atualização: 22.06.2020