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Como vender pelo Instagram: guia rápido e definitivo!

Como vender pelo Instagram: guia rápido e definitivo!

Criar canais de venda é algo bastante desejável para qualquer empresa e pode render bons frutos, desde que exista disposição e capacidade para dar a devida atenção a todos os meios. Saber como vender pelo Instagram é uma das formas mais utilizadas em diversos segmentos devido ao tempo que as pessoas passam nessa rede social.

Nesse sentido, seu potencial é gigantesco, e há diversas estratégias para promover o seu negócio e atingir o seu público-alvo. Mais que isso, é uma forma de criar um relacionamento duradouro com a sua clientela e alcançar o tão sonhado engajamento, que é quando a sua marca ganha visibilidade de forma orgânica, isso é, sem pagar por anúncios.

Quer saber mais sobre as formas de venda dentro do Instagram? Então, continue a leitura do nosso guia rápido para aproveitar todo o potencial dessa rede!

Descubra o perfil do seu público

Todo negócio tem um público específico, também chamado de persona, que é aquele consumidor ideal para aquilo que você oferece. Cabe a você criar meios para identificar qual é o perfil dos seus potenciais clientes e o que fará para chegar até eles, bem como despertar o interesse para aquilo que oferece.

Pelo seu segmento, talvez você já tenha uma boa noção sobre isso, mas de forma não muito organizada. Ter informações sobre faixa etária, renda, sexo e localização é fundamental para traçar esse perfil, e o próprio Instagram oferece ferramentas que vão ajudar, como será visto a seguir.

Tenha uma conta comercial

A conta profissional é uma espécie de upgrade que é solicitado pelo próprio aplicativo, liberando diversas ferramentas e benefícios. Você terá acesso, por exemplo aos dados sobre o engajamento no seu perfil e postagens, como número de visitas, compartilhamento e quantas vezes a publicação foi salva pelos usuários.

Outra ferramenta bastante útil que vai ajudar o seu negócio a descobrir o perfil do seu público é o Instagram Insights. Ela apresenta diversas informações sobre as pessoas que interagiram com a sua conta, e isso poderá ser utilizado para as estratégias que você vai traçar para aumentar as suas vendas.

Além disso, há recursos mais simples para uma resposta direta, como as enquetes e perguntas nos Stories da sua conta. Aproveite para perguntar ao seu público quais conteúdos ele quer ver no seu perfil e quais serão as próximas compras que pretendem fazer. Isso tudo será decisivo para vender pelo Instagram.

Produza artes atrativas

O Instagram é uma rede muito visual e, nesse sentido, sua loja deverá contar com artes que sejam condizentes com a expectativa do seu público. Saiba, desde antes, que há uma grande exigência quanto a isso e que contar com a ajuda de um profissional faz toda a diferença, caso você não tenha conhecimento sobre as ferramentas de edição de imagens.

Tire fotos de qualidade

Na mesma linha, as fotos das suas publicações devem ter qualidade profissional para aumentar o engajamento e para serem atraentes ao seu público. Busque, por meio das hashtags relacionadas ao produto em questão, quais são os posts mais relevantes, examine a qualidade das fotos que estão no topo, seus diferenciais e estilo e produza fotos que sejam originais, mas igualmente interessantes.

Novamente, é válido contar com ajuda profissional nesse caso para que sejam feitas com câmeras de primeira linha e tenham o tratamento adequado nos softwares de edição de imagens.

Um tipo de fotografia que escancara bem essa necessidade é a de comidas, pois é muito difícil tirar fotos de pratos que tenham uma qualidade que gere o interesse nas pessoas, e você pode comprovar isso ao tirar uma foto despretensiosa da sua próxima refeição. Já um profissional saberá valorizar a imagem para que ela apareça até mesmo em um guia de restaurantes.

Crie boas descrições

As descrições ajudam a compor o seu perfil comercial e são fundamentais para transmitir a credibilidade que todo negócio em ambiente virtual precisa ter para vender pelo Instagram. Tanto o seu perfil quanto as suas publicações devem contar com bons textos, de leitura fácil e fluida, compatível com o seu público.

Outro recurso que deve ser utilizado é a colocação de hatshtags ao final do texto para aumentar o número de visualizações das suas publicações. Essa é uma forma gratuita de gerar engajamento, pois os usuários seguem diversas delas e os seus posts aparecerão para eles, que formam um público qualificado dado o interesse prévio naquilo que você vende.

Mas faça isso com moderação, e só coloque aquelas que de fato tenham relação com o seu negócio e com o objeto da publicação. Nada de querer aproveitar os temas do momento, que não guardem relação com o seu negócio, para tentar impulsionar seus posts, pois não vai funcionar.

Escolha no máximo 10 que estejam de fato relacionadas à publicação e que tenham potencial de atingir um número significativo de pessoas. Não erre pelo excesso, pois isso pode tirar o seu engajamento e prejudicar o seu perfil.

Utilize recursos de vídeo

Não são apenas as fotografias que geram interesse nas pessoas: os vídeos também apresentam um grande potencial. Opte sempre por conteúdos curtos, que caibam no Reels ou como uma publicação normal, pois eles são os que geram mais envolvimento.

Os vídeos no IGTV também podem ser usados desde que você saiba que eles não estão na preferência de visualização dos usuários. Deixe essa aba para os vídeos mais longos, como o salvamento de transmissões ao vivo e conteúdos que sejam extremamente atraentes ainda que com maior duração.

Nesse caso, também é recomendável que você despenda um esforço maior na divulgação desse tipo de conteúdo para que as pessoas tomem conhecimento, acessem e assistam. Dessa forma, será possível driblar o desinteresse de boa parte do público nesse tipo de publicação.

Saber como vender pelo Instagram significa aprender a gerar engajamento, ou envolvimento, caso prefira. Não se trata de uma missão impossível, mas exige a produção de conteúdo de qualidade, que chame a atenção dos seus potenciais clientes e que criem uma relação de confiança que se traduza também em consumo.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de compartilhar este guia em suas redes sociais! Assim, mais pessoas poderão impulsionar suas vendas no Instagram!

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