Dengue em foco: Medidas de prevenção
A melhor forma de combater a dengue é eliminando focos potenciais para criadouros do mosquito. Isso significa que nossos esforços devem se concentrar em tampar e vedar locais de água parada, o que impede as fêmeas do mosquito vetor de colocar ovos.
Fica o convite: dentro de casa, reserve 5 minutos semanais para conferir e garantir que locais potenciais, como recipientes de água e instalações vulneráveis como as calhas de telhado, estão totalmente vedados – sem brechas para a passagem de mosquitos. Esse comportamento, rápido e prático, é muito efetivo como ação preventiva individual e coletiva. No final desta notícia, você confere outros materiais úteis que podem apoiar nas medidas de prevenção adotadas.
Está com dúvidas? Acesse o portal Dengue 100 Dúvidas.
Confira abaixo outras medidas de proteção individual contra a transmissão de arboviroses:
Aposte em barreiras físicas
As barreiras físicas podem ser aliadas no combate aos insetos e, muitas vezes, podem substituir as barreiras químicas de forma eficiente e segura para a saúde, dentro e fora de casa. O uso de telas de proteção nas janelas; deixar as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol e preferir roupas que cobrem a maior parte do corpo, quando possível com tecidos que não esquentam demais e permitam a respiração da pele, são exemplos de barreiras físicas que podem ser utilizadas.
Repelentes
Os repelentes utilizados contra o mosquito Aedes são de aplicação na pele e produtos para uso no ambiente, variando o tempo de proteção de acordo com a composição do produto. Clicando aqui, você confere as orientações do Ministério da Saúde para o uso adequado dos produtos. A Anvisa também disponibiliza a consulta pública de quais cosméticos repelentes e saneantes são regularizados.
Vale lembrar que, quando aplicado com outros itens como protetor solar ou hidratante, o repelente é sempre por último, combinado?
De dia e de noite
Apesar de possuir hábitos diurnos, o mosquito transmissor também pode picar à noite. Por isso, os cuidados precisam ser constantes.
Acompanhe a evolução da dengue!
Para ampliar o acesso à informação e transparência aos dados, o Governo lançou o Painel de Monitoramento da Dengue. Informações adicionais sobre monitoramento e métodos de controle do Aedes aegypti, podem ser solicitadas pelo e-mail arboviroses@saude.gov.br
Para saber mais:
Cartilha de Combate à Dengue em Campos Elíseos
UNICEF - Prevenção e combate ao Aedes aegypti
Jornal USP - Mitos e Verdades sobre a Dengue
Revista FAPESP - 2024 pode se tornar o ano com maior número de casos de dengue
Vamos juntos por um bairro +gentil? Compartilhe essa notícia com a sua vizinhança!