Baixe o app agora
Associação Campos Elíseos
  Zeladoria em andamento...

Detalhes

Voltar
22/06/2021
Organizações comunitárias: 4 exemplos que ajudam a melhorar bairros e cidades!

Morar bem vai além de viver em um imóvel bonito e bem localizado. Para conseguir aproveitar ao máximo uma região, é preciso contar com uma ajuda para promover melhorias na infraestrutura e no bem-estar da população. Por essas e outras, a organização comunitária é muito importante.

Basicamente, esses grupos atuam com a ajuda dos cidadãos em conjunto com o poder público de uma localidade. Os participantes também podem colaborar voluntariamente e, dessa forma, ajudar na realização de diversas benfeitorias na comunidade.

Ainda assim, existem muitas pessoas que desconhecem o seu funcionamento e não sabem quais são as organizações comunitárias mais conhecidas.

Se você faz parte desse time, não se preocupe. Para ajudar você a entender melhor, criamos um post com todas as informações sobre o assunto — é só continuar a leitura e se atualizar!

Entenda o que é e como funciona uma organização comunitária

Para começar, que tal entender, de fato, o que é uma organização comunitária? De modo geral, estamos falando de um grupo de representantes de um bairro. São pessoas que têm um objetivo em comum: promover melhorias na região e defender os seus interesses junto aos órgãos públicos responsáveis pela localidade. 

Com isso, todo e qualquer benefício deve ser automaticamente revertido à comunidade, sem que nenhum integrante obtenha lucros com essa atividade.

Ao longo do tempo, os participantes elaboram estratégias para conquistar uma meta específica. Em alguns casos, também são traçados acordos capazes de promover um bom relacionamento entre os moradores de uma determinada área.

Ou seja, podemos dizer que esse tipo de agrupamento consegue resolver uma série de problemas que, até então, os setores do governo não solucionavam. 

Para exemplificar, listamos algumas premissas básicas relacionadas às organizações comunitárias Ao conferi-las, você ainda perceberá que esses grupos contam com funções distintas das famosas associações de condomínio. Veja:

  • trata-se de uma maneira de ativismo político, já que os seus participantes devem identificar as carências e necessidades de toda a comunidade local;
  • deve contar com um líder comunitário; 
  • as áreas comuns, como calçadas, praças e demais espaços de circulação e convivência não são de propriedade dos moradores, mas sim dos órgãos públicos;
  • o rateio de todas as despesas deve ser realizado em assembleias;
  • é preciso traçar um Plano de Orçamento;
  • as leis internas da associação devem constar no Regimento Interno e Estatuto Social.

Confira 4 exemplos de associações e equipamentos comunitários

Agora que você sabe o que é uma organização comunitária e a sua importância, chegou o momento de conhecer alguns exemplos de grupos bem populares por suas realizações sociais. São organizações que realizam trabalhos fantásticos e, a cada ano, atraem mais voluntários interessados em ajudar a comunidade. Vamos lá?

1. Associação Campos Elíseos +Gentil

Iniciando nossa lista de organizações comunitárias, vamos apresentar a Associação Campos Elíseos +Gentil.

Localizada na região central de São Paulo, a associação é conhecida por promover diversas ações de melhoria nas áreas de manutenção, conservação e limpeza dos espaços públicos. Todo o trabalho é feito de forma voluntária, com a colaboração de moradores, comerciantes, trabalhadores e estudantes da região.

O processo funciona da seguinte maneira: por meio do site ou aplicativo, a equipe da associação recebe as ocorrências informadas pela população. Em seguida, são abertos os protocolos de melhorias que são realizadas pelos órgãos competentes.

Por fim, o grupo compartilha como está o andamento de cada demanda, para que a comunidade possa acompanhar e se atualizar. Bem interessante, não é mesmo?

2. Vizinhança Solidária

Outra organização comunitária que vale a pena conhecer é a Vizinhança Solidária: um programa preventivo, com atuação em segurança pública. Essa ação foi criada pela Polícia Militar (PM) e, atualmente, vem sendo administrada pela própria comunidade.

Em linhas gerais, o programa tem como foco conscientizar os moradores de uma comunidade a respeito de suas responsabilidades em adotar medidas próprias para diminuir e prevenir os delitos, preservando a segurança coletiva.

A ideia é que os indivíduos de determinados bairros participem de forma ativa, comunicando a PM sobre atitudes suspeitas na localidade por meio de mensagens via WhatsApp.

É interessante lembrar que essa atividade teve início no bairro do Itaim Bibi, na zona sul da cidade de São Paulo. Porém, o seu sucesso foi tão grande que, anos mais tarde, ela cresceu e se tornou uma Lei Estadual (16.771/18).

3. Conselho Comunitário de Segurança (Conseg)

Há ainda o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que tem como objetivo analisar, sugerir e monitorar as ações criadas para solucionar todo e qualquer problema que envolva a segurança de um bairro.

Cada unidade do Conseg deve contar com representantes ativos em órgãos públicos, como é o caso da Polícia Civil, Polícia Militar ou a própria Secretaria de Segurança Pública. 

Com tal atividade, o trabalho executado pela polícia pode se tornar mais eficiente, já que conseguirá orientar a comunidade e indicar as melhores diretrizes para os seus servidores internos. 

Para participar desse grupo, é necessário que o cidadão se informe em seu estado ou município, por meio da Secretaria de Segurança. Se ainda não existir um Conseg onde você mora, estimule a sua criação em uma associação de moradores que atue na região.

4. Oficina de Ação Comunitária (TAC)

Por último, que tal conhecer uma organização comunitária que atua no exterior? Esse é o caso da Oficina de Ação Comunitária (TAC), localizada em Valparaíso, no Chile. 

Ativa desde 1990, a associação tem como objetivo construir e compartilhar valores por meio de ações capazes de promover a identidade local e a permanência de seus moradores no território chileno. 

Eles prezam por uma organização portuária e trabalhista, além de colaborar para a manutenção de espaços públicos que facilitem o encontro de pessoas e melhorem a qualidade de vida dos habitantes. Bem interessante!

Viu só? Após esta leitura, esperamos que você tenha entendido — e se interessado — pelo trabalho de uma organização comunitária.

E caso ainda não tenha contato com esse tipo de ação e queira entender melhor as suas atividades diárias e estratégias, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer melhor nossas ações.

Certamente, você terá uma grande oportunidade de melhorar a sua vida e a de tantas outras pessoas da região. Mais tranquilidade, segurança e qualidade de vida estão te esperando. A nossa equipe terá o prazer em atender você!

  Zeladoria em andamento...

Termos de uso

TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE APLICATIVO ASSOCIAÇÃO CAMPOS ELÍSEOS +GENTIL

Os presentes Termos de Uso (doravante “Termos”) têm como objetivo regulamentar a utilização do aplicativo Associação Campos Elíseos +gentil (doravante “Aplicativo”), desenvolvido e disponibilizado pela Associação Campos Elíseos +gentil, conjuntamente com o Instituto Porto Seguro (em conjunto denominadas “Provedora”), por você (“Usuário”).

 

O Aplicativo tem como finalidade ser uma ferramenta por meio da qual moradores e interessados poderão reportar problemas de limpeza e manutenção, entre outros, no bairro Campos Elíseos, com o intuito de colaborar com sua conservação. Assim, por meio do Aplicativo, serão tratadas as solicitações e será realizado o acompanhamento das ocorrências recebidas, promovendo ações de conservação dos espaços públicos e garantindo o bem-estar das pessoas que moram, trabalham ou frequentam o bairro.

 

Estes Termos estão disponíveis para visualização a qualquer momento no Aplicativo, bem como pelo link: http://www.portoseguro.com.br/conteudo/mobile/campos-eliseos-mais-gentil/termo-de-uso.html

 

1.           Aceitação

 

1.1       Para que o uso do Aplicativo seja possível, o Usuário deve manifestar seu consentimento livre, expresso e informado, sem reservas, com relação a todos os itens destes Termos, o qual ocorrerá no ato do seu clique no botão “Aceito os Termos”, quando de seu primeiro acesso ao Aplicativo.

 

1.2       Os presentes Termos poderão ser modificados a qualquer momento pela Provedora, independentemente de prévio aviso ao Usuário, exceto em caso de previsão legal em sentido contrário.

 

1.3       Caso o Usuário não aceite ou não concorde com quaisquer das disposições abaixo, ou quaisquer alterações realizadas nestes Termos, deverá se abster de utilizar o Aplicativo.

 

2.           Funcionalidades do Aplicativo

 

2.1 O Aplicativo regulado pelos presentes Termos encontra-se disponível para acesso por meio de smartphone, sendo possível seu download pela App Store ou Google Play.

 

2.2 Para que seja possível utilizar todas as funcionalidades do Aplicativo e encaminhar os problemas de limpeza e manutenção localizados na região dos Campos Elíseos, além da aceitação dos presentes Termos, o Usuário deverá realizar seu cadastro no Aplicativo, fornecendo todas as informações solicitadas pelo Aplicativo. Caso o Usuário não forneça as informações solicitadas quando do primeiro acesso, não conseguirá utilizar o Aplicativo e reportar eventuais ocorrências.

 

2.2.1 Alternativamente, o Usuário poderá conectar-se por meio de sua conta na rede social Facebook, quando tal funcionalidade estiver disponível. Nesta hipótese, o Usuário está ciente de que a Provedora obterá os dados necessários para o cadastro por meio do perfil do Usuário na rede social. Ainda, o Usuário reconhece que o Facebook corresponde à página de responsabilidade de terceiro, que possui políticas próprias, não se responsabilizando a Provedora pelo relacionamento de Usuários com terceiros.

 

2.3Após a realização do cadastro e criação de sua conta no Aplicativo, o Usuário poderá encaminhar alertas referentes aos casos de falta de manutenção e outras ocorrências no bairro Campos Elíseos. Para a criação dos alertas, deverão ser informadas pelo Usuário todas as informações solicitadas no Aplicativo, sendo possível fornecer fotos para complementação.

 

2.4 O Usuário reconhece que é o único responsável por todas as informações fornecidas quando de seu acesso ao e utilização do Aplicativo, responsabilizando-se, com exclusividade e inclusive perante terceiros, por quaisquer danos ou prejuízos decorrentes de informações incorretas, incompletas ou inverídicas inseridas no Aplicativo.

 

2.4.1 O Usuário declara-se ciente de que a inclusão de qualquer informação ou imagem inverídica, falsa ou adulterada no Aplicativo o sujeitará a todas as sanções aplicáveis constantes da legislação brasileira.

 

2.4.2 O Usuário reconhece que é o único responsável pelas informações referentes a terceiros por fornecidas no Aplicativo, sendo de sua exclusiva responsabilidade a obtenção de eventuais autorizações necessárias para inclusão de dados, fotografias e imagens no Aplicativo.

 

2.5 Por meio destes Termos, o Usuário reconhece e aceita que as informações, imagens e fotografias fornecidas não poderão ser substituídas ou retificadas após seu envio por meio do Aplicativo.

 

3.     Regras de Utilização

 

3.1 Por meio do aceite aos presentes Termos, o Usuário declara que:

 

     i.        É considerado civilmente capaz à luz da legislação brasileira, ou encontra-se devidamente autorizado por seus responsáveis legais a aceitar os presentes Termos e utilizar o Aplicativo;

 

   ii.        Está ciente de que não poderá inserir no Aplicativo qualquer conteúdo ilícito ou de qualquer modo contrário à moral e aos bons costumes ou que viole direitos de terceiros, bem como que incorpore vírus ou outros elementos nocivos no Aplicativo ou que prejudique o sistema da Provedora ou de outros Usuários;

 

  iii.        Não incluirá no Aplicativo qualquer informação incorreta ou inverídica, responsabilizando-se, com exclusividade, por todas as informações ou conteúdos por ele inseridos no Aplicativo;

 

  iv.        Não inserirá no Aplicativo qualquer hyperlink que direcione para conteúdo ilícito, mal intencionado ou que de qualquer modo viole a moral e os bons costumes. A Provedora não se responsabiliza pela inserção de hyperlinks no Aplicativo, sendo o Usuário o único responsável por qualquer hyperlink por ele disponibilizado;

 

   v.        Não disponibilizará no aplicativo quaisquer conteúdos protegidos por direitos de propriedade intelectual ou industrial pertencentes a terceiros, sem que o Usuário tenha obtido previamente dos seus titulares a autorização necessária para levar a cabo o uso que efetuar ou pretender efetuar.

 

3.2 O Usuário declara que, em qualquer hipótese, será o único responsável pelo uso que fizer do Aplicativo, bem como por qualquer conteúdo nele inserido, inclusive perante terceiros, eximindo a Provedora de qualquer responsabilidade por qualquer dano ou prejuízo decorrente de seu uso.

 

3.3 Se a Provedora tomar conhecimento da disponibilização de conteúdo ilícito, ou de qualquer forma inadequado, aí se incluindo aqueles que violem os presentes Termos de Uso, a Provedora poderá excluí-lo, bem como desativar a conta do Usuário, sem qualquer aviso prévio, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer indenização.

 

4. Propriedade Intelectual

 

4.1 Todos os textos, imagens, fotografias, ícones, tecnologias, links e demais conteúdos audiovisuais ou sonoros, incluindo o software do Aplicativo, desenhos gráficos e códigos fonte, são de propriedade exclusiva da Provedora ou de terceiro que autorizou sua utilização no Aplicativo, e encontram-se protegidos pelas leis e tratados internacionais, sendo vedada sua cópia, reprodução, ou qualquer outro tipo de utilização, ficando os infratores sujeitos às sanções civis e criminais correspondentes, nos termos das Leis 9.279/96, 9.609/98, 9.610/98.

 

4.2 Todas as marcas, os nomes comerciais ou logotipos de qualquer espécie disponibilizados no Aplicativo são de propriedade da Provedora ou de terceiro que permitiu o seu uso, sem que a utilização do Aplicativo possa ser entendida como autorização para que o Usuário possa citar as tais marcas, nomes comerciais e logotipos.

 

5. Privacidade

 

5.1 As regras de privacidade estão dispostas na Política de Privacidade da Porto Seguro, disponível no Portal do Cliente www.portoseguro.com.br.

 

6.  Isenções de Responsabilidade

 

6.1 A Provedora não se responsabiliza:

 

a)  por eventuais indisponibilidades, erros ou falhas do Aplicativo, bem como por qualquer defraudação da utilidade que o Usuário possa ter atribuído ao Aplicativo, pela falibilidade do mesmo, nem por qualquer dificuldade de acesso;

 

b)  por erros ou inconsistências na transmissão de dados ou pela qualidade ou disponibilidade do sinal de Internet;

 

c)   pela existência de vírus ou outros elementos nocivos no Aplicativo que possam causar alterações nos seus sistemas informáticos (software e hardware) ou nos documentos eletrônicos armazenados no sistema informático, eximindo-se de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos que possam decorrer de quaisquer elementos nocivos; e,

 

d)  pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer do conhecimento que terceiros não autorizados possam ter de quaisquer das informações fornecidas pelo Aplicativo, em decorrência de falha exclusivamente atribuível ao Usuário ou a terceiros que fujam a qualquer controle razoável.

 

6.2 A Provedora se reserva o direito de descontinuar o Aplicativo a qualquer momento, independentemente de prévio aviso, não cabendo qualquer tipo de indenização aos Usuários.

 

6.3 O Usuário é o único responsável pela segurança de sua senha, não se responsabilizando a Provedora por qualquer acesso indevido decorrente da utilização não autorizada da senha do Usuário.

 

8.           Duração e Finalização do Acesso

 

8.1O acesso ao Aplicativo é disponibilizado ao Usuário por prazo indeterminado, podendo a Provedora descontinuar o Aplicativo a qualquer tempo, a seu exclusivo critério, independentemente de prévio aviso, não sendo devido qualquer tipo de indenização ao Usuário em razão disso.

 

8.2 A Provedora pode, a qualquer momento, limitar o seu acesso ao Aplicativo, podendo negá-lo ou suspendê-lo, o que pode ensejar a exclusão de todas as informações fornecidas, sem que seja devida qualquer indenização ou compensação.

 

8.3 O Usuário reconhece que, em caso de suspeita de uso indevido do Aplicativo, a Provedora pode cancelar o seu cadastro no Aplicativo, sem que qualquer indenização lhe seja devida em razão de referido cancelamento.

 

9. Disposições Gerais

 

9.1 Os casos fortuitos ou de força maior serão excludentes de responsabilidades das partes, na forma da Legislação Brasileira.

 

9.2 Qualquer cláusula ou condição deste instrumento que, por qualquer razão, venha a ser reputada nula ou ineficaz por qualquer juízo ou tribunal, não afetará a validade das demais disposições destes Termos, as quais permanecerão plenamente válidas e vinculantes, gerando efeitos em sua máxima extensão.

 

9.3 A falha da Provedora em exigir quaisquer direitos ou disposições dos presentes Termos não constituirá renúncia, podendo exercer regularmente o seu direito, dentro dos prazos legais.

 

10. Legislação e Foro

 

10.1 A presente relação jurídica é regida exclusivamente pelas leis brasileiras, inclusive eventuais ações decorrentes de violação dos seus termos e condições.

 

10.2 Fica eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo para dirimir quaisquer dúvidas, questões ou litígios decorrentes dos presentes Termos, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, ou venha a ser.

 


Última atualização: 22.06.2020