Promovendo um bairro mais gentil através da iluminação
A criação de espaços urbanos que sejam mais gentis considera diversos fatores, entre eles: a melhoria da iluminação pública. A qualidade dos serviços de iluminação pública impactam, inclusive, na percepção de segurança da comunidade - principalmente a grupos sociais mais vulneráveis, como mulheres, pessoas com deficiência, imigrantes, crianças e idosos -, além da qualidade de vida, a mobilidade e o direito de ir e vir das pessoas. Devido a isso, no cenário urbano pessoas muitas vezes moldam seus trajetos de acordo com o sentimento de insegurança ao caminhar por ruas mal iluminadas.
Vamos mapear oportunidades de um bairro +gentil através da iluminação?
Ruas mais iluminadas proporcionam maior visibilidade, possibilidade de resposta sobre potenciais eventos, incentivo ao uso e ocupação dos espaços públicos, bem-estar psicológico e inclusão social nos espaços - uma vez que valorizam a utilização dos espaços públicos.
É por razões como essas que investir em infraestrutura urbana, como a melhoria da iluminação, é essencial para criar espaços mais seguros e inclusivos, como mostra o relatório Safe Cities and Safe Public Spaces.
Encontrou alguma das irregularidades abaixo? Nos envie um alerta!
Necessidade de melhorias de iluminação
É o aumento do número de lâmpadas e/ou luminárias, instalação de iluminação nova em local onde ainda não exista ou substituição por luminárias de LED.
Avaliação de necessidade de poda de árvore
Muitas vezes, as árvores que necessitam de poda também podem atrapalhar a iluminação dos passeios públicos.
Melhorias na estrutura de pontos de ônibus
As paradas de ônibus costumam ser locais onde as pessoas se sentem mais vulneráveis por conta do isolamento, falta de movimento e tempo de espera, o que piora a insegurança, principalmente quando há ausência de iluminação.
O investimento, operação e manutenção da iluminação pública é de competência do poder municipal ou distrital. Todos os alertas recebidos são direcionados para os órgãos responsáveis. Em relação à iluminação, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula é responsável pela regulação e fiscalização do contrato de Iluminação Pública do Município de São Paulo, que planeja a ampliação, modernização e manutenção da rede de iluminação pública da cidade.
Cidades mais seguras, sustentáveis, igualitárias e inclusivas são também cidades mais iluminadas. Participe e compartilhe com sua vizinhança!