Baixe o app agora
Associação Campos Elíseos
  Zeladoria em andamento...

Reaproveitamento de água: será que vale a pena fazer? Descubra!

Reaproveitamento de água: será que vale a pena fazer? Descubra!

O reaproveitamento de água é uma estratégia muito utilizada não só por quem deseja economizar, mas também por quem quer cuidar do planeta e seu meio ambiente. O desperdício desse recurso tão importante é algo que deve ser combatido não apenas em meio às crises hídricas, mas em todos os momentos da vida cotidiana.

Apesar de as indústrias e o agronegócio também serem grandes responsáveis pelo alto consumo de água, a comunidade, as empresas e o poder público precisam fazer sua parte, assim como as pessoas que moram, trabalham e frequentam os bairros.

Confira alguns dados:

Para que as empresas de abastecimento não tenham que enfrentar complicações para continuar oferecendo esse serviço às cidades, é preciso que as pessoas sejam mais conscientes no seu consumo diário. Então, se você quer entender um pouco melhor as razões pelas quais deveria adotar o reaproveitamento de água e descobrir como fazer isso, continue por aqui e aproveite a leitura!

Quais são as vantagens do reaproveitamento de água?

A vantagem mais importante relacionada ao reaproveitamento de água é o benefício ambiental proporcionado. O Brasil já passou por algumas crises hídricas e sabe que, apesar da grande disponibilidade de água doce no país, esse não é um recurso inesgotável.

Principalmente no final do ano, com o calor e o maior consumo, as represas sofrem uma baixa nas suas reservas. Em alguns locais, chegam a ocorrer interrupções no fornecimento do serviço. O reaproveitamento de água pode apoiar os moradores nesse momento.

Além disso, existe todo o fator econômico envolvido. Em primeiro lugar, as contas da sua casa tendem a ficar muito mais baratas, o que é algo muito positivo, não é? Mas não é só isso. Os custos com o fornecimento desse tipo de serviço e com o próprio tratamento da água que vai para as torneiras da sua casa se tornam menores.

Todo mundo sai ganhando!

Como armazenar a água da chuva?

A chuva é fonte de água relativamente limpa para várias atividades. Você pode aproveitar esse momento para coletar o máximo que conseguir e, depois, usar para dar descarga no vaso sanitário, limpar o quintal, lavar o carro, limpar o chão da sua casa, regar as plantas e o que mais surgir. Apenas lembre-se de que essa água não é própria para o consumo, nem seu e nem dos seus pets.

Como a água da chuva tem muitos resíduos orgânicos e da atmosfera, ela pode ser armazenada por, no máximo, 4 dias. Mas cuidado para não deixá-la aberta: certifique-se de colocar em um recipiente bem tampado para não proliferar mosquitos, especialmente o da dengue.

Se você tem condições e interesse em investir um pouco mais, existem vários mecanismos para coleta e uso da água da chuva. As soluções incluem a instalação de sistema de captação já nos telhados, que armazenam todo o volume em uma caixa de coleta previamente projetada de acordo com as necessidades da casa. Pode ser, inclusive, uma mini-cisterna, que custa em torno de R$ 300.

Com um sistema de bombeamento, essa água toda pode ser utilizada diretamente nas torneiras externas, facilitando suas lavagens.

Quais são as outras maneiras de reaproveitar a água em casa?

Para ajudar na economia e no reaproveitamento de água, você não precisa converter o seu estilo de vida. São mudanças simples e completamente viáveis, como o consumo consciente, que ajudam a cuidar do meio ambiente.

Nem só com a água da chuva você pode ajudar o meio ambiente e fazer o reaproveitamento de água. Existem outras formas, conforme você verá a seguir.

Use a água da lavagem de roupas

A lavagem das roupas é um dos momentos responsáveis pelo grande desperdício de água na rotina de uma casa. Uma máquina de 5 litros, por exemplo, gasta cerca de 145 litros de água a cada ciclo. A boa notícia é que você pode, sim, reaproveitar essa água. Colete com ou balde ou no próprio tanque, caso queira um volume maior, depois utilize na descarga, na limpeza do quintal ou do seu carro.

Você vai ver que essa medida simples vai reduzir muito o consumo de água na sua casa (e ainda por cima dará uma boa aliviada no planeta).

Mantenha um balde no chuveiro

O que muita gente não se dá em conta é que enquanto esperam o chuveiro esquentar, vários litros de água vão literalmente pelo ralo. Esse volume todo não precisa ser desperdiçado. Com um balde, você pode coletar essa água e utilizar para várias outras finalidades, desde limpar a casa até regar as plantas, por exemplo.

Lave as calçadas com água reaproveitada

As calçadas são uma parte da sua casa que não exigem uma água extremamente pura para a limpeza. É exatamente por isso que fica fácil economizar na hora da sua higienização. Como você viu, é possível usar tanto a água da chuva quanto a água da máquina de lavar para deixar as calçadas limpinhas.

Quem gosta de colaborar com os cuidados do bairro, ainda pode aproveitar para manter limpos os passeios em frente à própria casa, sem gastar nada a mais por isso. O local vai ficar muito mais bonito e a vizinhança, feliz.

Não descarte a água do preparo dos alimentos

É muito comum que as pessoas descartem a água que sobra do preparo dos alimentos, especialmente no cozimento de vegetais. Primeiramente, é interessante tentar reduzir a quantidade de água que você usa para cozinhar, fique apenas com o necessário.

Além disso, esse líquido é extremamente nutritivo e pode ser utilizado para outras receitas. Você pode guardá-lo e reaproveitar para fazer sopas e caldos, ou ainda para o preparo de macarrões, arroz e o que mais a sua imaginação permitir. Caso não se sinta à vontade para fazer dessa forma, deixe esfriar e regue as plantas com ela.

Para que os resultados sejam positivos e os benefícios sejam realmente percebidos por todos, é preciso que haja o engajamento da comunidade na adoção de hábitos mais conscientes e responsáveis. Juntos, todos podem ajudar a preservar esse recurso tão importante para a manutenção da vida na Terra.

Se você gostou deste conteúdo e conseguiu ter algumas ideias com as nossas dicas, agora é a sua vez de ajudar outras pessoas a adotarem hábitos de consumo mais conscientes e ajudarem no reaproveitamento de água. Compartilhe este post com os seus contatos nas redes sociais e faça sua parte!

  Zeladoria em andamento...