Baixe o app agora
Associação Campos Elíseos
  Zeladoria em andamento...

Detalhes

Voltar
Saiba como ter um consumo consciente e descarte de forma correta vidros e lâmpadas em um Ecoponto mais próximo

O Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente, para despertar a consciência do público para os problemas socioambientais que os padrões atuais de consumo estão causando. A data foi criada em 2009 e é celebrada em todo o Brasil no dia 15 de outubro. Além de buscar reduzir o consumo, o Dia do Consumo Consciente busca alertar para o fato de que um produto ou serviço deve minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, a emissão de poluentes e a geração de resíduos. Os consumidores também precisam estar bem informados para fazer escolhas mais sustentáveis no dia a dia.

 

O que você pode fazer para contribuir com um cotidiano mais sustentável?

 

– Privilegie produtos duráveis.

 

– Separe o lixo para reciclagem.

 

– Evite o desperdício de água e energia.

 

– Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes para economizar.

 

– Doe brinquedos, móveis, livros, roupas e muitas outras coisas que você não usa.

 

– Opte por embalagens reduzidas ou retornáveis, pois quanto mais embalagens tem o produto, mais lixo é gerado.

 

– Tente, ao menos uma vez por semana, deixar seu carro em casa, opte pela carona solidária.

 

– Exerça a cidadania e cobre providências dos governantes sobre o tratamento dos resíduos.

 

– Aproveite ao máximo todos os alimentos. Talos, folhas, sementes e cascas podem ser reutilizados e têm grande valor nutritivo.

 

– Planeje o cardápio da semana e faça compras semanais, ao invés de uma grande compra mensal. Assim, você evita que alimentos estraguem por não serem consumidos.x

 

– Prefira comprar de empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável.

 

– Fuja do plástico de uso único. Leve sua caneca reutilizável com você em vez de usar copos de plástico ou papel para café e água.

 

– Troque sua escova de dentes de plástico por uma de bambu. Em vez de comprar lâminas de barbear descartáveis, use um barbeador de metal. Esse produto é durável e compensa financeiramente.

 

– Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida do prato; depois, mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça.

 

– Junte bastante roupa antes de ligar a máquina ou usar o tanque.

 

– O óleo de cozinha polui a água, impermeabiliza o solo, entope canos, e prejudica muito o funcionamento das estações de tratamento de água quando é descartado de maneira incorreta. Deste modo, procure pontos de coleta de óleo.

 

Também é importante falar sobre economia de água. Ela é essencial para diversos fins, desde atividades cotidianas, como tomar banho e cozinhar, até para o desenvolvimento econômico de um país. Afinal, a água é indispensável para inúmeros processos industriais na produção de alimentos e produtos de consumo, para a geração de energia, agricultura, entre outras atividades. Segundo o relatório da Agência Nacional de Águas (ANA),  a demanda por uso de água no país é crescente, com aumento previsto de até 80% no total retirado de água nos últimos 20 anos. Até 2030, a estimativa é de que a retirada aumente em 30%.

 

Como economizar água? Mudanças simples de hábitos são fundamentais para o seu futuro:

 

– Cronometre o banho.

 

– Desligue a torneira ao escovar os dentes.

 

– Ensaboe todas as louças de uma só vez.

 

– Limite o uso da máquina de lavar.

 

– Reaproveite a água da máquina de lavar.

 

– Não lave calçadas com mangueira.

 

– Implemente a descarga com válvula de duplo acionamento.

 

– Verifique e corrija quaisquer vazamentos, pois infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba.

 

– Feche bem as torneiras.

 

– Lave o carro com baldes.

 

Como conscientizar outras pessoas ao redor? Coloque os hábitos em prática e converse com as pessoas, mostrando que essas ações também ajudam a reduzir o valor mensal da conta de água.

 

Em relação aos vidros, você sabia que um copo de vidro ou uma garrafa, descartada em um aterro ou na natureza pode levar, no mínimo, 4 mil anos para se decompor? E, por outro lado, leva em média, 30 dias para ser reciclado e se transformar em um novo produto? Quando feito o descarte de forma correta, o vidro não se perde durante o processo, ou seja, 100% do resíduo é reaproveitado sem perder a qualidade.

 

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro, a reciclagem deste material no Brasil movimenta aproximadamente R$ 120 milhões por ano. As vantagens da reciclagem do vidro são muitas, pois além de ser um material fácil de reciclar, possui um enorme benefício ambiental e é aceito praticamente por todos os programas de reciclagens disponíveis no país.

 

Qual é a maneira mais segura e correta de fazer o descarte de vidro?

 

A melhor maneira de descartar esses resíduos é agrupá-los em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte. Isso diminui o risco de cortes proporcionado pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes em qualquer lugar.

 

Ecoponto mais próximo:

Ecoponto: Barra Funda

 

Endereço: Rua Sólon (Baixo do Viaduto Engº Orlando Murgel).às 18 ). Funcionamento: Seg a Sáb, das 06 às 22 horas e domingos e feriados, das 06 às 18 horas.

  Zeladoria em andamento...

Termos de uso

TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE APLICATIVO ASSOCIAÇÃO CAMPOS ELÍSEOS +GENTIL

Os presentes Termos de Uso (doravante “Termos”) têm como objetivo regulamentar a utilização do aplicativo Associação Campos Elíseos +gentil (doravante “Aplicativo”), desenvolvido e disponibilizado pela Associação Campos Elíseos +gentil, conjuntamente com o Instituto Porto Seguro (em conjunto denominadas “Provedora”), por você (“Usuário”).

 

O Aplicativo tem como finalidade ser uma ferramenta por meio da qual moradores e interessados poderão reportar problemas de limpeza e manutenção, entre outros, no bairro Campos Elíseos, com o intuito de colaborar com sua conservação. Assim, por meio do Aplicativo, serão tratadas as solicitações e será realizado o acompanhamento das ocorrências recebidas, promovendo ações de conservação dos espaços públicos e garantindo o bem-estar das pessoas que moram, trabalham ou frequentam o bairro.

 

Estes Termos estão disponíveis para visualização a qualquer momento no Aplicativo, bem como pelo link: http://www.portoseguro.com.br/conteudo/mobile/campos-eliseos-mais-gentil/termo-de-uso.html

 

1.           Aceitação

 

1.1       Para que o uso do Aplicativo seja possível, o Usuário deve manifestar seu consentimento livre, expresso e informado, sem reservas, com relação a todos os itens destes Termos, o qual ocorrerá no ato do seu clique no botão “Aceito os Termos”, quando de seu primeiro acesso ao Aplicativo.

 

1.2       Os presentes Termos poderão ser modificados a qualquer momento pela Provedora, independentemente de prévio aviso ao Usuário, exceto em caso de previsão legal em sentido contrário.

 

1.3       Caso o Usuário não aceite ou não concorde com quaisquer das disposições abaixo, ou quaisquer alterações realizadas nestes Termos, deverá se abster de utilizar o Aplicativo.

 

2.           Funcionalidades do Aplicativo

 

2.1 O Aplicativo regulado pelos presentes Termos encontra-se disponível para acesso por meio de smartphone, sendo possível seu download pela App Store ou Google Play.

 

2.2 Para que seja possível utilizar todas as funcionalidades do Aplicativo e encaminhar os problemas de limpeza e manutenção localizados na região dos Campos Elíseos, além da aceitação dos presentes Termos, o Usuário deverá realizar seu cadastro no Aplicativo, fornecendo todas as informações solicitadas pelo Aplicativo. Caso o Usuário não forneça as informações solicitadas quando do primeiro acesso, não conseguirá utilizar o Aplicativo e reportar eventuais ocorrências.

 

2.2.1 Alternativamente, o Usuário poderá conectar-se por meio de sua conta na rede social Facebook, quando tal funcionalidade estiver disponível. Nesta hipótese, o Usuário está ciente de que a Provedora obterá os dados necessários para o cadastro por meio do perfil do Usuário na rede social. Ainda, o Usuário reconhece que o Facebook corresponde à página de responsabilidade de terceiro, que possui políticas próprias, não se responsabilizando a Provedora pelo relacionamento de Usuários com terceiros.

 

2.3Após a realização do cadastro e criação de sua conta no Aplicativo, o Usuário poderá encaminhar alertas referentes aos casos de falta de manutenção e outras ocorrências no bairro Campos Elíseos. Para a criação dos alertas, deverão ser informadas pelo Usuário todas as informações solicitadas no Aplicativo, sendo possível fornecer fotos para complementação.

 

2.4 O Usuário reconhece que é o único responsável por todas as informações fornecidas quando de seu acesso ao e utilização do Aplicativo, responsabilizando-se, com exclusividade e inclusive perante terceiros, por quaisquer danos ou prejuízos decorrentes de informações incorretas, incompletas ou inverídicas inseridas no Aplicativo.

 

2.4.1 O Usuário declara-se ciente de que a inclusão de qualquer informação ou imagem inverídica, falsa ou adulterada no Aplicativo o sujeitará a todas as sanções aplicáveis constantes da legislação brasileira.

 

2.4.2 O Usuário reconhece que é o único responsável pelas informações referentes a terceiros por fornecidas no Aplicativo, sendo de sua exclusiva responsabilidade a obtenção de eventuais autorizações necessárias para inclusão de dados, fotografias e imagens no Aplicativo.

 

2.5 Por meio destes Termos, o Usuário reconhece e aceita que as informações, imagens e fotografias fornecidas não poderão ser substituídas ou retificadas após seu envio por meio do Aplicativo.

 

3.     Regras de Utilização

 

3.1 Por meio do aceite aos presentes Termos, o Usuário declara que:

 

     i.        É considerado civilmente capaz à luz da legislação brasileira, ou encontra-se devidamente autorizado por seus responsáveis legais a aceitar os presentes Termos e utilizar o Aplicativo;

 

   ii.        Está ciente de que não poderá inserir no Aplicativo qualquer conteúdo ilícito ou de qualquer modo contrário à moral e aos bons costumes ou que viole direitos de terceiros, bem como que incorpore vírus ou outros elementos nocivos no Aplicativo ou que prejudique o sistema da Provedora ou de outros Usuários;

 

  iii.        Não incluirá no Aplicativo qualquer informação incorreta ou inverídica, responsabilizando-se, com exclusividade, por todas as informações ou conteúdos por ele inseridos no Aplicativo;

 

  iv.        Não inserirá no Aplicativo qualquer hyperlink que direcione para conteúdo ilícito, mal intencionado ou que de qualquer modo viole a moral e os bons costumes. A Provedora não se responsabiliza pela inserção de hyperlinks no Aplicativo, sendo o Usuário o único responsável por qualquer hyperlink por ele disponibilizado;

 

   v.        Não disponibilizará no aplicativo quaisquer conteúdos protegidos por direitos de propriedade intelectual ou industrial pertencentes a terceiros, sem que o Usuário tenha obtido previamente dos seus titulares a autorização necessária para levar a cabo o uso que efetuar ou pretender efetuar.

 

3.2 O Usuário declara que, em qualquer hipótese, será o único responsável pelo uso que fizer do Aplicativo, bem como por qualquer conteúdo nele inserido, inclusive perante terceiros, eximindo a Provedora de qualquer responsabilidade por qualquer dano ou prejuízo decorrente de seu uso.

 

3.3 Se a Provedora tomar conhecimento da disponibilização de conteúdo ilícito, ou de qualquer forma inadequado, aí se incluindo aqueles que violem os presentes Termos de Uso, a Provedora poderá excluí-lo, bem como desativar a conta do Usuário, sem qualquer aviso prévio, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer indenização.

 

4. Propriedade Intelectual

 

4.1 Todos os textos, imagens, fotografias, ícones, tecnologias, links e demais conteúdos audiovisuais ou sonoros, incluindo o software do Aplicativo, desenhos gráficos e códigos fonte, são de propriedade exclusiva da Provedora ou de terceiro que autorizou sua utilização no Aplicativo, e encontram-se protegidos pelas leis e tratados internacionais, sendo vedada sua cópia, reprodução, ou qualquer outro tipo de utilização, ficando os infratores sujeitos às sanções civis e criminais correspondentes, nos termos das Leis 9.279/96, 9.609/98, 9.610/98.

 

4.2 Todas as marcas, os nomes comerciais ou logotipos de qualquer espécie disponibilizados no Aplicativo são de propriedade da Provedora ou de terceiro que permitiu o seu uso, sem que a utilização do Aplicativo possa ser entendida como autorização para que o Usuário possa citar as tais marcas, nomes comerciais e logotipos.

 

5. Privacidade

 

5.1 As regras de privacidade estão dispostas na Política de Privacidade da Porto Seguro, disponível no Portal do Cliente www.portoseguro.com.br.

 

6.  Isenções de Responsabilidade

 

6.1 A Provedora não se responsabiliza:

 

a)  por eventuais indisponibilidades, erros ou falhas do Aplicativo, bem como por qualquer defraudação da utilidade que o Usuário possa ter atribuído ao Aplicativo, pela falibilidade do mesmo, nem por qualquer dificuldade de acesso;

 

b)  por erros ou inconsistências na transmissão de dados ou pela qualidade ou disponibilidade do sinal de Internet;

 

c)   pela existência de vírus ou outros elementos nocivos no Aplicativo que possam causar alterações nos seus sistemas informáticos (software e hardware) ou nos documentos eletrônicos armazenados no sistema informático, eximindo-se de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos que possam decorrer de quaisquer elementos nocivos; e,

 

d)  pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer do conhecimento que terceiros não autorizados possam ter de quaisquer das informações fornecidas pelo Aplicativo, em decorrência de falha exclusivamente atribuível ao Usuário ou a terceiros que fujam a qualquer controle razoável.

 

6.2 A Provedora se reserva o direito de descontinuar o Aplicativo a qualquer momento, independentemente de prévio aviso, não cabendo qualquer tipo de indenização aos Usuários.

 

6.3 O Usuário é o único responsável pela segurança de sua senha, não se responsabilizando a Provedora por qualquer acesso indevido decorrente da utilização não autorizada da senha do Usuário.

 

8.           Duração e Finalização do Acesso

 

8.1O acesso ao Aplicativo é disponibilizado ao Usuário por prazo indeterminado, podendo a Provedora descontinuar o Aplicativo a qualquer tempo, a seu exclusivo critério, independentemente de prévio aviso, não sendo devido qualquer tipo de indenização ao Usuário em razão disso.

 

8.2 A Provedora pode, a qualquer momento, limitar o seu acesso ao Aplicativo, podendo negá-lo ou suspendê-lo, o que pode ensejar a exclusão de todas as informações fornecidas, sem que seja devida qualquer indenização ou compensação.

 

8.3 O Usuário reconhece que, em caso de suspeita de uso indevido do Aplicativo, a Provedora pode cancelar o seu cadastro no Aplicativo, sem que qualquer indenização lhe seja devida em razão de referido cancelamento.

 

9. Disposições Gerais

 

9.1 Os casos fortuitos ou de força maior serão excludentes de responsabilidades das partes, na forma da Legislação Brasileira.

 

9.2 Qualquer cláusula ou condição deste instrumento que, por qualquer razão, venha a ser reputada nula ou ineficaz por qualquer juízo ou tribunal, não afetará a validade das demais disposições destes Termos, as quais permanecerão plenamente válidas e vinculantes, gerando efeitos em sua máxima extensão.

 

9.3 A falha da Provedora em exigir quaisquer direitos ou disposições dos presentes Termos não constituirá renúncia, podendo exercer regularmente o seu direito, dentro dos prazos legais.

 

10. Legislação e Foro

 

10.1 A presente relação jurídica é regida exclusivamente pelas leis brasileiras, inclusive eventuais ações decorrentes de violação dos seus termos e condições.

 

10.2 Fica eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo para dirimir quaisquer dúvidas, questões ou litígios decorrentes dos presentes Termos, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, ou venha a ser.

 


Última atualização: 22.06.2020