Cartografia social é utilizada para mapeamento de oportunidades em Campos Elíseos
No dia 15 de abril, realizamos a Reunião de Bairro do mês, presencialmente na Biblioteca Porto. O encontro foi iniciado com as atualizações gerais das iniciativas da Associação, com destaque para a Campanha de Mobilização Local de Combate à Dengue que ainda está em andamento (saiba mais). Além disso, trouxemos a devolutiva sobre a Campanha PET +gentil, iniciada a pedido da comunidade no penúltimo encontro, com o objetivo de validar como a ação ocorrerá.
A manutenção do aplicativo para sistema operacional Android também foi reforçado. Vale lembrar que, enquanto isso, o envio de alertas de irregularidades no bairro para a Associação pode ser feito via site ou, para casos urgentes e/ou erros encontrados, também pelo WhatsApp, através do número (11) 95001-5915.
O Grupo de Trabalho para o Jornal do Campos Elíseos está aberto para novas pessoas interessadas! O GT consiste na participação durante o levantamento de pautas e validação do material final, com o objetivo de representar cada vez mais a diversidade de pessoas do bairro.
O programa Nossa Rua também traz novidades: +3 pontos de descarte irregular frequentes revitalizados - na Rua Adolfo Gordo (ponto 3); Rua Dr. Elias Chaves (ponto 4) e Rua Guaianazes (ponto 5). Os locais não apresentam intercorrências relevantes e a comunidade do entorno segue cuidando e participando da manutenção. Com isso, partimos para a atuação em novos pontos.
Cartografia social como ferramenta de mapeamento de oportunidades em manutenção, conservação e limpeza do bairro
Como nos últimos pontos do Nossa Rua, a expansão sempre considera as prioridades elencadas pela comunidade. Para isso, realizamos a dinâmica de cartografia social, como uma abordagem participativa baseada na representação das necessidades em manutenção, conservação e limpeza do bairro através de mapas que estruturaram a multiplicidade de perspectivas do grupo.
%media(249,268)%
Através de um grande mapa disposto na mesa, e longas rodadas de discussão, mapeamos, a princípio, as categorias abaixo:
- Necessidade de ampliação da iluminação pública (16 pontos)
- Ruas com alta incidência de não recolhimento das fezes durante passeios com cachorros e/ou outros PETs (12 pontos)
- Necessidade de ampliação da quantidade de lixeiras públicas (16 pontos)
Durante a discussão, outras demandas surgiram, como:
- Necessidade de manutenção e/ou ampliação da faixa de pedestre (4 pontos)
- Manutenção em boca de bueiro (3 pontos)
- Pontos de descarte irregular de resíduos (8 pontos)
- Água parada com potencial risco para Dengue (5 pontos)
- Manutenção em placas de conversão (2 pontos)
- Necessidade de manutenção em calçada (1 pontos)
- Necessidade de lavagem pública (3 pontos)
A partir disso, o time da Associação Campos Elíseos +gentil registrou as 70 necessidades mapeadas em manutenção, conservação e limpeza no bairro em nosso site com os endereços individuais, que podem ser conferidos acessando o “Mapas de Alerta”. Os protocolos com os órgãos competentes estão sendo abertos e, na próxima Reunião de Bairro, compartilharemos as atualizações.
%media(250,269)%
%media(251,270)%