Baixe o app agora
Associação Campos Elíseos
  Zeladoria em andamento...

Detalhes

Voltar
07/09/2021
Educação financeira para crianças: saiba por que é importante!

A educação financeira para crianças é um tema importante para uma vida mais confortável e segura no futuro. Afinal, se boas práticas se tornarem hábitos desde cedo, é mais fácil aplicá-las na juventude e na vida adulta, não é mesmo?

Pode parecer um assunto desafiador no início, pois existe muita informação a respeito de finanças, mas, através de exercícios, orientações básicas e jogos, é possível transmitir os conceitos mais importantes de forma adequada para a idade.

Logo abaixo, separamos algumas dicas de atividades e explicações sobre como funciona a educação financeira para crianças. Continue a leitura!

O que é educação financeira?

Ela reúne os conhecimentos sobre como funciona o uso do dinheiro e outros valores, buscando uma melhor qualidade de vida. Assim, traduz conceitos de finanças para que a gente entenda as consequências das nossas decisões e ações, o que melhora as nossas escolhas financeiras.

Saber qual o caminho para sair das dívidas, organizar o orçamento doméstico, melhorar os ganhos na carreira ou empreendimento, fazer um planejamento financeiro e investir são alguns exemplos do que aprendemos quando estudamos educação financeira.

Um dos grandes desafios é ajudar as pessoas a pensar no longo prazo. Frequentemente, a saúde financeira exige que se abra mão de benefícios imediatos para realizar um desejo futuro ou ter uma situação mais estável, e esse hábito é muito importante.

Qual é a importância da educação financeira para crianças?

Com a educação financeira para crianças, ajudamos as pessoas a chegar mais bem preparadas para a vida adulta. Assim, não só evitam erros, como aumentam as chances de terem recursos para realizar objetivos pessoais e profissionais, como:

  • fazer faculdade;
  • montar um negócio;
  • ter uma reserva de emergência;
  • comprar uma casa.

O problema é que apenas cerca de 21% dos brasileiros tiveram educação financeira até os 12 anos de idade. As consequências disso também são vistas em números:

A educação financeira para crianças é a oportunidade de construir hábitos desde cedo. Ter controle de gastos, organizar as contas e pensar em investimentos não são conhecimentos do tipo que usamos para fazer uma boa prova no colégio. Por isso, é preciso transformar as ideias em ações no dia a dia, repetindo boas práticas consistentemente.

Para isso, ter bons princípios para orientar as decisões e automatizar certos comportamentos na infância faz toda a diferença. Aquilo que, para um adulto que não teve educação financeira, parece uma atividade dura, pode ser simplesmente o jeito certo de fazer as coisas para quem aprendeu desde cedo.

Quais atividades ajudam a educar financeiramente uma criança?

A educação financeira para crianças é mais baseada em princípios do que em conceitos e definições. Na prática, usamos atividades que, ao mesmo tempo, sejam capazes de engajar a criança a querer participar e tenham um “moral da história”, orientando as ações e decisões tomadas. Por isso, para que você possa começar a educação financeira para as crianças de sua casa, confira alguns desses jogos e atividades a seguir:

Jogo dos quatro porquinhos

No jogo dos quatro porquinhos, a criança a pensa em como organizar as finanças de maneira lúdica. Nele, utilizamos quatro cofrinhos, e cada um deles recebe um nome, correspondendo a um objetivo financeiro:

  • sr agora — reserva para despesas;
  • sr futuro — poupança para objetivos posteriores;
  • sr desejo — investimento;
  • sr bonzinho — doações.

A ideia é que, ao ganhar algum dinheiro, a criança exercite os hábitos de guardar uma parte dos recursos, destinando os valores para os cofrinhos de longo prazo. No fundo, o jogo simula a elaboração de um orçamento doméstico.

Trabalho e recompensa

Inicialmente, a criança realiza tarefas simples ligadas à organização e a atividades domésticas. É o caso de limpar a areia do gato, ajudar a varrer a calçada para manter as ruas limpas, organizar a mesa de estudo, ajudar a fazer um bolo ou doce etc.

As tarefas são recompensadas com moedas fictícias conforme a dificuldade. Depois disso, a criança deve escolher em qual porquinho vai colocar as moedas. Cada um deles gerará um tipo de retorno:

  • sr agora — consome uma parcela dos recursos;
  • sr futuro — mantém o valor intacto para um objetivo;
  • sr desejo — oferece um retorno;
  • sr bonzinho — ajuda uma pessoa.

Tente premiar, na primeira etapa, com múltiplos de 10, facilitando a visualização do resultado. Além disso, crie uma lista de benefícios com a quantidade de moedas necessárias para adquiri-los para cada porquinho.

Os cofrinhos são abertos conforme o prazo. O “sr agora” pode ser usado imediatamente para trocar as moedas por algum benefício, que devem corresponder a ganhos menores, como um pacote de figurinhas ou um doce, por exemplo.

Os “sr desejo” ensina a poupar, então o tempo de abertura deve ser um pouco maior e dar direito a um benefício melhor que o imediato, como um brinquedo. Além disso, o valor fica intacto enquanto não for aberto.

Já o “sr futuro” cria a lógica do retorno financeiro. Então, após certo período, mostre que o valor cresceu: uma boa proporção é aplicar 10% sobre a quantia. Ao final do prazo, com o crescimento gerado, haverá os melhores benefícios para serem adquiridos, como ir ao parque de diversões, fazer uma viagem, comprar uma caixa de som para ouvir músicas, etc.

Por fim, o “sr bonzinho” também é imediato. Pratique uma boa ação e vincule ao valor presente no porquinho, como participar de uma ação social em organização comunitária. Lembre-se de adaptar o jogo para a sua realidade. Por exemplo, um brinquedo pode ser um objetivo de curto, médio ou longo prazo, ajustando-se aos participantes.

Brincar de fazer compras

A brincadeira de fazer compras simula uma situação real para que a criança exercite a educação financeira. Para montar, precisamos criar produtos, dinheiro e preços, montando uma encenação em que a criança vai às compras.

Além disso, um jogo também necessita de desafios e regras. Então, devemos definir o valor disponível e pedir para a criança não ultrapassar quanto ela recebeu. Além disso, conte uma história para criar a narrativa de que ela está indo comprar presentes para alguém, fazer compras no supermercado, buscando brinquedos para o cachorro etc.

Jogo de administração on-line

Você também pode buscar jogos eletrônicos com a temática de administração. Existem opções ligadas a contas digitais infantis de bancos. Além disso, busque alternativas na loja de aplicativos do celular e na internet, como Grana e Poupadin.

Banco Imobiliário

Os jogos de tabuleiro também contribuem para facilitar a educação financeira para crianças. Além das versões originais, uma boa dica são a versão júnior do Banco Imobiliário e Monopoly, que usam um sistema simples para se adaptar à idade.

Quais são os benefícios disso?

As atividades de educação financeira para crianças podem ser complementadas com materiais educativos, como vídeos e exercícios. Os benefícios estão ligados a construir bons princípios sobre o tema, ainda que depois se aprendam conceitos e conteúdos mais complexos. Veja algumas vantagens:

  • entender que o dinheiro vem do esforço;
  • saber que as coisas têm um valor e que não é possível comprar tudo;
  • pensar o futuro e guardar para objetivos de longo prazo;
  • ter em mente a importância de fazer o dinheiro render empreendendo, investindo e poupando com sabedoria;
  • conhecer minimamente o funcionamento de um orçamento doméstico;
  • ser capaz de exercitar a generosidade e compartilhar.

Com a educação financeira para crianças, transmitimos conhecimentos importantes e ajudamos o desenvolvimento com atividades lúdicas. Assim, fazemos da criança parte de histórias e atividades que despertam seu interesse e curiosidade, reforçando os pontos relevantes para que ela tenha uma vida mais confortável e segura no futuro.

Que tal ajudar a disseminar a educação financeira para crianças? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e envolva amigos e familiares!

  Zeladoria em andamento...

Termos de uso

TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE APLICATIVO ASSOCIAÇÃO CAMPOS ELÍSEOS +GENTIL

Os presentes Termos de Uso (doravante “Termos”) têm como objetivo regulamentar a utilização do aplicativo Associação Campos Elíseos +gentil (doravante “Aplicativo”), desenvolvido e disponibilizado pela Associação Campos Elíseos +gentil, conjuntamente com o Instituto Porto Seguro (em conjunto denominadas “Provedora”), por você (“Usuário”).

 

O Aplicativo tem como finalidade ser uma ferramenta por meio da qual moradores e interessados poderão reportar problemas de limpeza e manutenção, entre outros, no bairro Campos Elíseos, com o intuito de colaborar com sua conservação. Assim, por meio do Aplicativo, serão tratadas as solicitações e será realizado o acompanhamento das ocorrências recebidas, promovendo ações de conservação dos espaços públicos e garantindo o bem-estar das pessoas que moram, trabalham ou frequentam o bairro.

 

Estes Termos estão disponíveis para visualização a qualquer momento no Aplicativo, bem como pelo link: http://www.portoseguro.com.br/conteudo/mobile/campos-eliseos-mais-gentil/termo-de-uso.html

 

1.           Aceitação

 

1.1       Para que o uso do Aplicativo seja possível, o Usuário deve manifestar seu consentimento livre, expresso e informado, sem reservas, com relação a todos os itens destes Termos, o qual ocorrerá no ato do seu clique no botão “Aceito os Termos”, quando de seu primeiro acesso ao Aplicativo.

 

1.2       Os presentes Termos poderão ser modificados a qualquer momento pela Provedora, independentemente de prévio aviso ao Usuário, exceto em caso de previsão legal em sentido contrário.

 

1.3       Caso o Usuário não aceite ou não concorde com quaisquer das disposições abaixo, ou quaisquer alterações realizadas nestes Termos, deverá se abster de utilizar o Aplicativo.

 

2.           Funcionalidades do Aplicativo

 

2.1 O Aplicativo regulado pelos presentes Termos encontra-se disponível para acesso por meio de smartphone, sendo possível seu download pela App Store ou Google Play.

 

2.2 Para que seja possível utilizar todas as funcionalidades do Aplicativo e encaminhar os problemas de limpeza e manutenção localizados na região dos Campos Elíseos, além da aceitação dos presentes Termos, o Usuário deverá realizar seu cadastro no Aplicativo, fornecendo todas as informações solicitadas pelo Aplicativo. Caso o Usuário não forneça as informações solicitadas quando do primeiro acesso, não conseguirá utilizar o Aplicativo e reportar eventuais ocorrências.

 

2.2.1 Alternativamente, o Usuário poderá conectar-se por meio de sua conta na rede social Facebook, quando tal funcionalidade estiver disponível. Nesta hipótese, o Usuário está ciente de que a Provedora obterá os dados necessários para o cadastro por meio do perfil do Usuário na rede social. Ainda, o Usuário reconhece que o Facebook corresponde à página de responsabilidade de terceiro, que possui políticas próprias, não se responsabilizando a Provedora pelo relacionamento de Usuários com terceiros.

 

2.3Após a realização do cadastro e criação de sua conta no Aplicativo, o Usuário poderá encaminhar alertas referentes aos casos de falta de manutenção e outras ocorrências no bairro Campos Elíseos. Para a criação dos alertas, deverão ser informadas pelo Usuário todas as informações solicitadas no Aplicativo, sendo possível fornecer fotos para complementação.

 

2.4 O Usuário reconhece que é o único responsável por todas as informações fornecidas quando de seu acesso ao e utilização do Aplicativo, responsabilizando-se, com exclusividade e inclusive perante terceiros, por quaisquer danos ou prejuízos decorrentes de informações incorretas, incompletas ou inverídicas inseridas no Aplicativo.

 

2.4.1 O Usuário declara-se ciente de que a inclusão de qualquer informação ou imagem inverídica, falsa ou adulterada no Aplicativo o sujeitará a todas as sanções aplicáveis constantes da legislação brasileira.

 

2.4.2 O Usuário reconhece que é o único responsável pelas informações referentes a terceiros por fornecidas no Aplicativo, sendo de sua exclusiva responsabilidade a obtenção de eventuais autorizações necessárias para inclusão de dados, fotografias e imagens no Aplicativo.

 

2.5 Por meio destes Termos, o Usuário reconhece e aceita que as informações, imagens e fotografias fornecidas não poderão ser substituídas ou retificadas após seu envio por meio do Aplicativo.

 

3.     Regras de Utilização

 

3.1 Por meio do aceite aos presentes Termos, o Usuário declara que:

 

     i.        É considerado civilmente capaz à luz da legislação brasileira, ou encontra-se devidamente autorizado por seus responsáveis legais a aceitar os presentes Termos e utilizar o Aplicativo;

 

   ii.        Está ciente de que não poderá inserir no Aplicativo qualquer conteúdo ilícito ou de qualquer modo contrário à moral e aos bons costumes ou que viole direitos de terceiros, bem como que incorpore vírus ou outros elementos nocivos no Aplicativo ou que prejudique o sistema da Provedora ou de outros Usuários;

 

  iii.        Não incluirá no Aplicativo qualquer informação incorreta ou inverídica, responsabilizando-se, com exclusividade, por todas as informações ou conteúdos por ele inseridos no Aplicativo;

 

  iv.        Não inserirá no Aplicativo qualquer hyperlink que direcione para conteúdo ilícito, mal intencionado ou que de qualquer modo viole a moral e os bons costumes. A Provedora não se responsabiliza pela inserção de hyperlinks no Aplicativo, sendo o Usuário o único responsável por qualquer hyperlink por ele disponibilizado;

 

   v.        Não disponibilizará no aplicativo quaisquer conteúdos protegidos por direitos de propriedade intelectual ou industrial pertencentes a terceiros, sem que o Usuário tenha obtido previamente dos seus titulares a autorização necessária para levar a cabo o uso que efetuar ou pretender efetuar.

 

3.2 O Usuário declara que, em qualquer hipótese, será o único responsável pelo uso que fizer do Aplicativo, bem como por qualquer conteúdo nele inserido, inclusive perante terceiros, eximindo a Provedora de qualquer responsabilidade por qualquer dano ou prejuízo decorrente de seu uso.

 

3.3 Se a Provedora tomar conhecimento da disponibilização de conteúdo ilícito, ou de qualquer forma inadequado, aí se incluindo aqueles que violem os presentes Termos de Uso, a Provedora poderá excluí-lo, bem como desativar a conta do Usuário, sem qualquer aviso prévio, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer indenização.

 

4. Propriedade Intelectual

 

4.1 Todos os textos, imagens, fotografias, ícones, tecnologias, links e demais conteúdos audiovisuais ou sonoros, incluindo o software do Aplicativo, desenhos gráficos e códigos fonte, são de propriedade exclusiva da Provedora ou de terceiro que autorizou sua utilização no Aplicativo, e encontram-se protegidos pelas leis e tratados internacionais, sendo vedada sua cópia, reprodução, ou qualquer outro tipo de utilização, ficando os infratores sujeitos às sanções civis e criminais correspondentes, nos termos das Leis 9.279/96, 9.609/98, 9.610/98.

 

4.2 Todas as marcas, os nomes comerciais ou logotipos de qualquer espécie disponibilizados no Aplicativo são de propriedade da Provedora ou de terceiro que permitiu o seu uso, sem que a utilização do Aplicativo possa ser entendida como autorização para que o Usuário possa citar as tais marcas, nomes comerciais e logotipos.

 

5. Privacidade

 

5.1 As regras de privacidade estão dispostas na Política de Privacidade da Porto Seguro, disponível no Portal do Cliente www.portoseguro.com.br.

 

6.  Isenções de Responsabilidade

 

6.1 A Provedora não se responsabiliza:

 

a)  por eventuais indisponibilidades, erros ou falhas do Aplicativo, bem como por qualquer defraudação da utilidade que o Usuário possa ter atribuído ao Aplicativo, pela falibilidade do mesmo, nem por qualquer dificuldade de acesso;

 

b)  por erros ou inconsistências na transmissão de dados ou pela qualidade ou disponibilidade do sinal de Internet;

 

c)   pela existência de vírus ou outros elementos nocivos no Aplicativo que possam causar alterações nos seus sistemas informáticos (software e hardware) ou nos documentos eletrônicos armazenados no sistema informático, eximindo-se de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos que possam decorrer de quaisquer elementos nocivos; e,

 

d)  pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer do conhecimento que terceiros não autorizados possam ter de quaisquer das informações fornecidas pelo Aplicativo, em decorrência de falha exclusivamente atribuível ao Usuário ou a terceiros que fujam a qualquer controle razoável.

 

6.2 A Provedora se reserva o direito de descontinuar o Aplicativo a qualquer momento, independentemente de prévio aviso, não cabendo qualquer tipo de indenização aos Usuários.

 

6.3 O Usuário é o único responsável pela segurança de sua senha, não se responsabilizando a Provedora por qualquer acesso indevido decorrente da utilização não autorizada da senha do Usuário.

 

8.           Duração e Finalização do Acesso

 

8.1O acesso ao Aplicativo é disponibilizado ao Usuário por prazo indeterminado, podendo a Provedora descontinuar o Aplicativo a qualquer tempo, a seu exclusivo critério, independentemente de prévio aviso, não sendo devido qualquer tipo de indenização ao Usuário em razão disso.

 

8.2 A Provedora pode, a qualquer momento, limitar o seu acesso ao Aplicativo, podendo negá-lo ou suspendê-lo, o que pode ensejar a exclusão de todas as informações fornecidas, sem que seja devida qualquer indenização ou compensação.

 

8.3 O Usuário reconhece que, em caso de suspeita de uso indevido do Aplicativo, a Provedora pode cancelar o seu cadastro no Aplicativo, sem que qualquer indenização lhe seja devida em razão de referido cancelamento.

 

9. Disposições Gerais

 

9.1 Os casos fortuitos ou de força maior serão excludentes de responsabilidades das partes, na forma da Legislação Brasileira.

 

9.2 Qualquer cláusula ou condição deste instrumento que, por qualquer razão, venha a ser reputada nula ou ineficaz por qualquer juízo ou tribunal, não afetará a validade das demais disposições destes Termos, as quais permanecerão plenamente válidas e vinculantes, gerando efeitos em sua máxima extensão.

 

9.3 A falha da Provedora em exigir quaisquer direitos ou disposições dos presentes Termos não constituirá renúncia, podendo exercer regularmente o seu direito, dentro dos prazos legais.

 

10. Legislação e Foro

 

10.1 A presente relação jurídica é regida exclusivamente pelas leis brasileiras, inclusive eventuais ações decorrentes de violação dos seus termos e condições.

 

10.2 Fica eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo para dirimir quaisquer dúvidas, questões ou litígios decorrentes dos presentes Termos, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, ou venha a ser.

 


Última atualização: 22.06.2020