'Nossa Rua' promove ações de revitalização na rua e conscientiza a comunidade para promover a transformação do espaço público
Entende-se como pontos viciados os locais onde ocorre o descarte irregular de lixo de forma recorrente. As áreas escolhidas para esta finalidade geralmente são esquinas, ou locais sem ocupação ou cuidados por parte do proprietários, como os terrenos baldios.
Com o objetivo de coibir a prática a empresa Sustentare promove nas regiões da Sé e Brás o projeto Revitaliza SP que já realizou inúmeras revitalizações em pontos viciados pela cidade.
Dentre estas ações, duas foram realizadas entre maio e setembro deste ano, na área atendida pelo projeto Nossa Rua, iniciativa da Associação Campos Eliseos+ gentil em parceria com moradores e comerciantes do bairro, que tem como objetivo a revitalização do ponto viciado de lixo existente na Alameda Ribeiro da Silva, entre a Alameda Barão de Limeira e a Rua Conselheiro Nébias.
Segundo a representante da Associação, Simone Victorino Pepe “o objetivo do projeto é resignificar o espaço, que ainda se encontra muito degradado devido ao descarte incorreto de resíduos que é feito rotineiramente”.
Para colaborar com a melhoria da área e da rua , já foram realizadas duas intervenções em novembro: pintura externa do Casarão onde está localizado o ponto viciado e um mural de grafite no muro do estacionamento feito pelo artista Alexandre Puga. Além disso, foram construídos canteiros no entorno das árvores e reparados os já existentes.
A ação tem o apoio da empresa Com Você Serviços e Treinamento, conforme explica o coordenador geral, Ionilton Gomes de Aragão. “Nós realizamos no ponto viciado ações de conscientização, orientando a população sobre como realizar o descarte correto dos materiais. Já percebemos que os descartes vem diminuindo a cada dia”, destacou.
Os resultados do projeto também já foram notados pela auxiliar administrativo Neuma Pires de Carvalho, que há 22 anos vive no bairro. “O projeto Nossa Rua tem sido uma contribuição muito importante para a realização de melhorias. Apesar de ser um ‘trabalho de formiguinha’, já temos visto a limpeza do espaço e a conscientização dos moradores”, avaliou.
Para a jornalista Débora Rubin de Toledo, 41, o impacto causado pelo projeto significa a esperança de uma população mais consciente. “Nós já estamos vendo a área mais bonita e colorida. Todo mundo que circula pelo local percebe essa a mudança e eu tenho a esperança de que isso impacte no comportamento das pessoas, no sentido de querer que a esquina continue mais bonita, cuidada e a mantenham assim, deixando de sujá-la. Obviamente que a questão do lixo é mais complexa. Não adianta a Sustentare realizar todo esse trabalho se a atitude das pessoas que descartam o lixo irregularmente não mudar”, comentou.
Ações Realizadas:
Um agente da Associação para conscientização no ponto viciado orientando sobre o descarte correto do lixo;
Plantio de plantas nos canteiros que já foram reconstruídos;
Conscientização porta a porta sobre o descarte correto do lixo na Alameda Ribeiro da Silva.
Faça a sua parte!
Os moradores podem contribuir com esse movimento de melhorias por meio de ações simples como regar as plantas nos canteiros revitalizados, manter o seu lixo em frente ao seu imovel até o caminhão da coleta passar para retirar e, caso tenha entulhos ou móveis a serem descartados, levá-los até o Ecoponto mais próximo ou entrar em contato com a Prefeitura para agendar o serviço de catabagulho por meio do telefone 156 ou do site www.sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos.