Baixe o app agora
Associação Campos Elíseos
  Zeladoria em andamento...

Detalhes

Voltar
15/01/2021
Soluções para enchentes e alagamentos: veja o que você pode fazer!

O verão chega e, com ele, as chuvas. Tão necessárias, porém, muitas vezes assustadoras. Isso porque, todos os anos, a história se repete com os alagamentos e as consequentes perdas. Além disso, passar por ruas repletas de água proveniente de enxurradas traz riscos à saúde, pois a água pode se misturar ao esgoto e a produtos químicos tóxicos. Sem falar do lixo boiando e do perigo de cair em bueiros abertos.

Por isso, é fundamental que todos nós estejamos conscientes das soluções para as enchentes. A boa notícia é que podemos nos livrar das armadilhas. Pessoas que moram, trabalham e frequentam o bairro, além das empresas que atuam na região e do poder público, sofrem com os efeitos nocivos que surgem nessa época do ano. Dessa maneira, não tem como ficar de fora, precisamos agir.

Se você já é ou está pensando em ser um dos moradores engajados de sua cidade, continue lendo. Neste post, trazemos maneiras práticas e viáveis para serem executadas por todos!

Confira soluções eficazes para minimizar enchentes

As cidades são um complexo organismo em que cada um de nós tem um papel a cumprir. E, no caso da geração de lixo, é uma questão de quem consome. Então, não fica ninguém de fora. Ou seja, se você compra um suco na lanchonete, o destino final do copo é de sua responsabilidade. Veja, a seguir, o que pode ser feito!

Evitar lixo nas ruas

Não jogar lixo na rua é um pré-requisito tão básico, que um sentimento de indignação se manifesta em nós quando vemos isso acontecer, não é verdade? Mas precisamos reverter esse mesmo sentimento em consciência coletiva. Devemos, sempre que possível, orientar as pessoas da melhor forma de como fazer o descarte.

Esse lixo pode ser uma embalagem de bolacha, um tênis ou uma geladeira. Aqui é importante ressaltar que, além de se somarem ao perigo dos alagamentos, esses itens são recicláveis ou reutilizáveis. Ao descartá-los corretamente, contribuímos com a renda de famílias da nossa cidade.

Você também pode solicitar a instalação de uma lixeira pelo site ou pelo aplicativo da Associação Campos Elíseos +gentil. O app é gratuito e está disponível para Android e IOS.

Manter o lixo na própria porta

Além de separar corretamente os resíduos — sem misturar resto de comida com plástico, papel, alumínio, entre outros —, tenha uma lixeira apenas para o armazenamento de recicláveis em sua residência, evitando-se, assim, a presença de vetores, como baratas, ratos e moscas.

Coloque o saco com os resíduos somente no dia e horário definidos pela prefeitura. No site da Associação, você consegue visualizar o mapa informativo, que contém esses dias e horários em que o caminhão da coleta, tanto de orgânicos quanto de recicláveis, passa nas ruas do bairro.

Não caia na tentação de deixar o saco de lixo na esquina. Esse hábito acaba por criar pontos viciados. Porque você passa e deixa seu lixo lá, o vizinho vê e pensa que pode fazer o mesmo. Imagina em um dia de chuva, o que vai acontecer caso os sacos ainda não tenham sido recolhidos?

Recolher folhas

A rua em que moramos é uma extensão da nossa casa. Dessa forma, devemos lançar um olhar mais cuidadoso sobre ela e fazermos também a nossa parte. Passar a vassoura recolhendo folhas é uma prática que pode entrar nas tarefas diárias. Assim, atuamos em prol das melhorias para o bairro.

Claro que você não vai varrer a rua inteira, mas um pouco já faz grande diferença. Seja por diminuir o número de folhas, seja por se tornar um exemplo — estimulando os demais a fazerem o mesmo. E o lixo na rua também pode ser varrido nesse momento, diminuindo ainda mais os riscos de inundações.

Construir e preservar áreas verdes

Ao reformar ou construir, é imprescindível criar ou manter áreas verdes. Muitos gostam de concretar todo o piso, porém, isso é altamente perigoso no caso de chuvas volumosas. Se a água não conseguir penetrar no solo, ela vai procurar uma saída. E essa, por sua vez, pode ser a garagem do seu prédio ou a porta da sua casa.

Assim, manter áreas de jardins com terra, plantas e pisos permeáveis são reais soluções para as inundações. O mesmo se aplica para as áreas verdes (nos espaços públicos) adotadas por empresas ou pela própria prefeitura. Essas pequenas ilhas ajudam a fazer com que a água penetre o solo em vez de formar enxurradas.

Captar e reaproveitar água

Uma das formas bem inteligentes de minimizar o efeito destruidor que os temporais podem gerar é a captação da água das chuvas. Para isso, criam-se reservatórios próprios para recebê-la. Um reservatório é como um tanque, uma caixa d’água ou uma piscina.

Portanto, ele pode ser instalado em uma casa, um edifício ou em um grande campo aberto. Dessa maneira, a água, que sairia deslizando pelo asfalto afora, poderá ser utilizada para a descarga do vaso sanitário, molhar plantas e arrefecer a baixa umidade do ar em períodos de estiagem.

Não jogar lixo no vaso sanitário

Devemos dispensar apenas excrementos naturais, como fezes, urina e demais resíduos que são expelidos pelo nosso próprio organismo. Qualquer outro elemento pode poluir, além de ser mais um facilitador de enchentes e alagamentos. Assim, algodão, cotonete, embalagem de remédios (mesmo que pequenas) precisam ter outro destino.

O papel higiênico, mesmo sendo biodegradável, acaba se tornando um grande problema em função do excesso de pessoas em cidades como São Paulo. De acordo com especialistas da Sabesp, “outro grande vilão (...) é o óleo de cozinha. Quando despejado nas tubulações, ele cola dentro dos canos, prendendo junto vários outros resíduos.”

Sendo assim, lembre-se de guardar o óleo em uma garrafa plástica. Caso tenha muitos resíduos sólidos, filtre-os. Se sobrar espaço no recipiente, pode guardar para colocar mais na próxima oportunidade. Certifique-se de fechar muito bem a tampa. Para destiná-lo corretamente, verifique os pontos de coleta na região central de São Paulo.

Você também faz parte da solução

Certamente que prefeituras e outros órgãos públicos são responsáveis pela manutenção das vias em uma cidade. Entretanto, é dever de todos aqueles que usufruem do espaço coletivo cuidar dele. E devemos tratar como se fosse nossa própria casa, pois, como mencionamos há pouco, é mesmo uma extensão dela.

Assim é com toda e qualquer questão socioambiental. Afinal, quanto mais cuidarmos uns dos outros, mais chances temos de vivermos em cidades seguras. Lembrando que ser gentil faz muito bem, e quanto mais tratarmos com respeito o ambiente em que estamos inseridos, mais tranquilidade teremos em nossas vidas.

Saiba que você pode contar com a Associação Campos Elíseos +gentil para fazer valer essas e outras soluções para as enchentes. Somos uma equipe acolhedora que, além de oferecer mais informações, colabora para a prevenção dessa e de outras questões, está à disposição da comunidade.

Se você concorda que essas informações são úteis, compartilhe nas redes sociais para unirmos forças!

  Zeladoria em andamento...

Termos de uso

TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE APLICATIVO ASSOCIAÇÃO CAMPOS ELÍSEOS +GENTIL

Os presentes Termos de Uso (doravante “Termos”) têm como objetivo regulamentar a utilização do aplicativo Associação Campos Elíseos +gentil (doravante “Aplicativo”), desenvolvido e disponibilizado pela Associação Campos Elíseos +gentil, conjuntamente com o Instituto Porto Seguro (em conjunto denominadas “Provedora”), por você (“Usuário”).

 

O Aplicativo tem como finalidade ser uma ferramenta por meio da qual moradores e interessados poderão reportar problemas de limpeza e manutenção, entre outros, no bairro Campos Elíseos, com o intuito de colaborar com sua conservação. Assim, por meio do Aplicativo, serão tratadas as solicitações e será realizado o acompanhamento das ocorrências recebidas, promovendo ações de conservação dos espaços públicos e garantindo o bem-estar das pessoas que moram, trabalham ou frequentam o bairro.

 

Estes Termos estão disponíveis para visualização a qualquer momento no Aplicativo, bem como pelo link: http://www.portoseguro.com.br/conteudo/mobile/campos-eliseos-mais-gentil/termo-de-uso.html

 

1.           Aceitação

 

1.1       Para que o uso do Aplicativo seja possível, o Usuário deve manifestar seu consentimento livre, expresso e informado, sem reservas, com relação a todos os itens destes Termos, o qual ocorrerá no ato do seu clique no botão “Aceito os Termos”, quando de seu primeiro acesso ao Aplicativo.

 

1.2       Os presentes Termos poderão ser modificados a qualquer momento pela Provedora, independentemente de prévio aviso ao Usuário, exceto em caso de previsão legal em sentido contrário.

 

1.3       Caso o Usuário não aceite ou não concorde com quaisquer das disposições abaixo, ou quaisquer alterações realizadas nestes Termos, deverá se abster de utilizar o Aplicativo.

 

2.           Funcionalidades do Aplicativo

 

2.1 O Aplicativo regulado pelos presentes Termos encontra-se disponível para acesso por meio de smartphone, sendo possível seu download pela App Store ou Google Play.

 

2.2 Para que seja possível utilizar todas as funcionalidades do Aplicativo e encaminhar os problemas de limpeza e manutenção localizados na região dos Campos Elíseos, além da aceitação dos presentes Termos, o Usuário deverá realizar seu cadastro no Aplicativo, fornecendo todas as informações solicitadas pelo Aplicativo. Caso o Usuário não forneça as informações solicitadas quando do primeiro acesso, não conseguirá utilizar o Aplicativo e reportar eventuais ocorrências.

 

2.2.1 Alternativamente, o Usuário poderá conectar-se por meio de sua conta na rede social Facebook, quando tal funcionalidade estiver disponível. Nesta hipótese, o Usuário está ciente de que a Provedora obterá os dados necessários para o cadastro por meio do perfil do Usuário na rede social. Ainda, o Usuário reconhece que o Facebook corresponde à página de responsabilidade de terceiro, que possui políticas próprias, não se responsabilizando a Provedora pelo relacionamento de Usuários com terceiros.

 

2.3Após a realização do cadastro e criação de sua conta no Aplicativo, o Usuário poderá encaminhar alertas referentes aos casos de falta de manutenção e outras ocorrências no bairro Campos Elíseos. Para a criação dos alertas, deverão ser informadas pelo Usuário todas as informações solicitadas no Aplicativo, sendo possível fornecer fotos para complementação.

 

2.4 O Usuário reconhece que é o único responsável por todas as informações fornecidas quando de seu acesso ao e utilização do Aplicativo, responsabilizando-se, com exclusividade e inclusive perante terceiros, por quaisquer danos ou prejuízos decorrentes de informações incorretas, incompletas ou inverídicas inseridas no Aplicativo.

 

2.4.1 O Usuário declara-se ciente de que a inclusão de qualquer informação ou imagem inverídica, falsa ou adulterada no Aplicativo o sujeitará a todas as sanções aplicáveis constantes da legislação brasileira.

 

2.4.2 O Usuário reconhece que é o único responsável pelas informações referentes a terceiros por fornecidas no Aplicativo, sendo de sua exclusiva responsabilidade a obtenção de eventuais autorizações necessárias para inclusão de dados, fotografias e imagens no Aplicativo.

 

2.5 Por meio destes Termos, o Usuário reconhece e aceita que as informações, imagens e fotografias fornecidas não poderão ser substituídas ou retificadas após seu envio por meio do Aplicativo.

 

3.     Regras de Utilização

 

3.1 Por meio do aceite aos presentes Termos, o Usuário declara que:

 

     i.        É considerado civilmente capaz à luz da legislação brasileira, ou encontra-se devidamente autorizado por seus responsáveis legais a aceitar os presentes Termos e utilizar o Aplicativo;

 

   ii.        Está ciente de que não poderá inserir no Aplicativo qualquer conteúdo ilícito ou de qualquer modo contrário à moral e aos bons costumes ou que viole direitos de terceiros, bem como que incorpore vírus ou outros elementos nocivos no Aplicativo ou que prejudique o sistema da Provedora ou de outros Usuários;

 

  iii.        Não incluirá no Aplicativo qualquer informação incorreta ou inverídica, responsabilizando-se, com exclusividade, por todas as informações ou conteúdos por ele inseridos no Aplicativo;

 

  iv.        Não inserirá no Aplicativo qualquer hyperlink que direcione para conteúdo ilícito, mal intencionado ou que de qualquer modo viole a moral e os bons costumes. A Provedora não se responsabiliza pela inserção de hyperlinks no Aplicativo, sendo o Usuário o único responsável por qualquer hyperlink por ele disponibilizado;

 

   v.        Não disponibilizará no aplicativo quaisquer conteúdos protegidos por direitos de propriedade intelectual ou industrial pertencentes a terceiros, sem que o Usuário tenha obtido previamente dos seus titulares a autorização necessária para levar a cabo o uso que efetuar ou pretender efetuar.

 

3.2 O Usuário declara que, em qualquer hipótese, será o único responsável pelo uso que fizer do Aplicativo, bem como por qualquer conteúdo nele inserido, inclusive perante terceiros, eximindo a Provedora de qualquer responsabilidade por qualquer dano ou prejuízo decorrente de seu uso.

 

3.3 Se a Provedora tomar conhecimento da disponibilização de conteúdo ilícito, ou de qualquer forma inadequado, aí se incluindo aqueles que violem os presentes Termos de Uso, a Provedora poderá excluí-lo, bem como desativar a conta do Usuário, sem qualquer aviso prévio, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer indenização.

 

4. Propriedade Intelectual

 

4.1 Todos os textos, imagens, fotografias, ícones, tecnologias, links e demais conteúdos audiovisuais ou sonoros, incluindo o software do Aplicativo, desenhos gráficos e códigos fonte, são de propriedade exclusiva da Provedora ou de terceiro que autorizou sua utilização no Aplicativo, e encontram-se protegidos pelas leis e tratados internacionais, sendo vedada sua cópia, reprodução, ou qualquer outro tipo de utilização, ficando os infratores sujeitos às sanções civis e criminais correspondentes, nos termos das Leis 9.279/96, 9.609/98, 9.610/98.

 

4.2 Todas as marcas, os nomes comerciais ou logotipos de qualquer espécie disponibilizados no Aplicativo são de propriedade da Provedora ou de terceiro que permitiu o seu uso, sem que a utilização do Aplicativo possa ser entendida como autorização para que o Usuário possa citar as tais marcas, nomes comerciais e logotipos.

 

5. Privacidade

 

5.1 As regras de privacidade estão dispostas na Política de Privacidade da Porto Seguro, disponível no Portal do Cliente www.portoseguro.com.br.

 

6.  Isenções de Responsabilidade

 

6.1 A Provedora não se responsabiliza:

 

a)  por eventuais indisponibilidades, erros ou falhas do Aplicativo, bem como por qualquer defraudação da utilidade que o Usuário possa ter atribuído ao Aplicativo, pela falibilidade do mesmo, nem por qualquer dificuldade de acesso;

 

b)  por erros ou inconsistências na transmissão de dados ou pela qualidade ou disponibilidade do sinal de Internet;

 

c)   pela existência de vírus ou outros elementos nocivos no Aplicativo que possam causar alterações nos seus sistemas informáticos (software e hardware) ou nos documentos eletrônicos armazenados no sistema informático, eximindo-se de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos que possam decorrer de quaisquer elementos nocivos; e,

 

d)  pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer do conhecimento que terceiros não autorizados possam ter de quaisquer das informações fornecidas pelo Aplicativo, em decorrência de falha exclusivamente atribuível ao Usuário ou a terceiros que fujam a qualquer controle razoável.

 

6.2 A Provedora se reserva o direito de descontinuar o Aplicativo a qualquer momento, independentemente de prévio aviso, não cabendo qualquer tipo de indenização aos Usuários.

 

6.3 O Usuário é o único responsável pela segurança de sua senha, não se responsabilizando a Provedora por qualquer acesso indevido decorrente da utilização não autorizada da senha do Usuário.

 

8.           Duração e Finalização do Acesso

 

8.1O acesso ao Aplicativo é disponibilizado ao Usuário por prazo indeterminado, podendo a Provedora descontinuar o Aplicativo a qualquer tempo, a seu exclusivo critério, independentemente de prévio aviso, não sendo devido qualquer tipo de indenização ao Usuário em razão disso.

 

8.2 A Provedora pode, a qualquer momento, limitar o seu acesso ao Aplicativo, podendo negá-lo ou suspendê-lo, o que pode ensejar a exclusão de todas as informações fornecidas, sem que seja devida qualquer indenização ou compensação.

 

8.3 O Usuário reconhece que, em caso de suspeita de uso indevido do Aplicativo, a Provedora pode cancelar o seu cadastro no Aplicativo, sem que qualquer indenização lhe seja devida em razão de referido cancelamento.

 

9. Disposições Gerais

 

9.1 Os casos fortuitos ou de força maior serão excludentes de responsabilidades das partes, na forma da Legislação Brasileira.

 

9.2 Qualquer cláusula ou condição deste instrumento que, por qualquer razão, venha a ser reputada nula ou ineficaz por qualquer juízo ou tribunal, não afetará a validade das demais disposições destes Termos, as quais permanecerão plenamente válidas e vinculantes, gerando efeitos em sua máxima extensão.

 

9.3 A falha da Provedora em exigir quaisquer direitos ou disposições dos presentes Termos não constituirá renúncia, podendo exercer regularmente o seu direito, dentro dos prazos legais.

 

10. Legislação e Foro

 

10.1 A presente relação jurídica é regida exclusivamente pelas leis brasileiras, inclusive eventuais ações decorrentes de violação dos seus termos e condições.

 

10.2 Fica eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo para dirimir quaisquer dúvidas, questões ou litígios decorrentes dos presentes Termos, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, ou venha a ser.

 


Última atualização: 22.06.2020