Ata pública: Encontro com Moradores(as) de Outubro
O Encontro com Moradores(as) realizado em outubro contou com atualizações sobre o que vêm acontecendo em melhorias de zeladoria do bairro. Confira em detalhes abaixo!
O espaço físico da Associação, aberto a atendimentos presenciais, agora está em novo endereço, na Rua Guaianazes, 1227 (Saiba mais). O encontro, portanto, foi realizado no auditório do Instituto Porto, mas na introdução da reunião foram esclarecidas as dúvidas referentes ao novo espaço.
Antes de iniciar as demais pautas, também foi apresentado o novo vídeo sobre a Associação - e você pode conferir nesta página.
Reunião com Subprefeitura Sé
O último encontro com representantes da Subprefeitura Sé com a Associação Campos Elíseos +gentil aconteceu no dia 14 de setembro. Diversos tópicos foram abordados e, no encontro, os relatos foram contados pelo time da Associação e o morador, e síndico, Edson Lopes, também presente na reunião em setembro. Confira abaixo as pautas:
Programa Nossa Rua
-
Adolfo Gordo -Jardim Verde
O plantio constante no canteiro do ponto de revitalização da Adolfo Gordo, além de outras estratégias como implantação da iluminação própria - realizada com o apoio da comunidade - foram compartilhadas na reunião. Além disso, foi solicitado apoio referente a possibilidade de implantação de uma vaga verde na faixa de sinalização ao lado da calçada ou na rotatória da rua. A solicitação surgiu após a construção do canteiro e foi formalizada e direcionada para análise de viabilidade.
-
Eduardo Prado X Viaduto Amaral Murgel
O local já está incluso no planejamento de atuação da Subprefeitura Sé, que inclui a reforma na extensão do viaduto e contará com a atuação do programa Nossa Rua com a conscientização da comunidade do entorno em relação ao descarte adequado de resíduos no local.
Alertas e protocolos
-
Capistrano de Abreu
O morador Edson compartilhou com o grupo sua atuação em melhorias da rua de seu condomínio, como ampliação na iluminação e criação de canteiro com a participação de moradores(as) através do evento: “um jardim para chamar de seu” realizado na abertura da primavera (23/09). Edson, que também esteve presente na última reunião com a Subprefeitura Sé a convite da Associação, relatou a experiência e percepções com o grupo. Na ocasião, reforçou a necessidade de uma vistoria e detalhamento da manutenção da Rua Capistrano de Abreu, que enfrenta um afundamento comprovado por laudo técnico, o que também ocasiona alagamentos no local. A demanda está sendo direcionada pelos órgãos e a evolução e acompanhamento está sendo realizado em conjunto com a Associação.
-
Iluminação Dino Bueno
A melhoria na iluminação da Alameda Dino Bueno foi uma das solicitações direcionadas para o apoio do órgão, que concretizou com agilidade a realização de manutenção e troca das lâmpadas amarelas para lâmpadas LED. Entretanto, relatos de moradoras presentes no encontro sinalizaram que a iluminação permanece precária, devido a quebra de lâmpadas e a ocorrência de furto de fios e cabos. Uma das sugestões trazidas no encontro foi referente à uma iluminação complementar (alimentação aérea) para a rua, com o objetivo de evitar a falta de iluminação no caso de rompimento dos fios. A demanda seguirá sendo acompanhada pela Associação.
-
Passeio +gentil
O projeto Passeio +gentil retomou após um período inativo, por conta da pandemia. Contando com o engajamento da comunidade na manutenção das calçadas, a melhoria da acessibilidade é consequência direta (saiba mais). Uma sugestão levantada foi que, por meio do site e aplicativos da Associação, os proprietários de comércios locais tivessem a possibilidade de ‘adotar’ uma calçada ainda não regularizada com o objetivo de custear a manutenção e ganhar, em contrapartida, a promoção de propaganda nos canais da Associação. Atualmente, os canais digitais não possuem algum tipo de divulgação custeada, mas a sugestão será avaliada pelo time.
-
Carroças do Futuro com o Complexo Júlio Prestes
O síndico e morador João, do Complexo Júlio Prestes, que possui aproximadamente 1200 apartamentos, compartilhou com o grupo como têm sido a experiência com o projeto Carroças do Futuro. A parceria refletiu no recolhimento diário de materiais recicláveis, beneficiando moradores(as), carroceiros(as) e a eficiência da gestão de resíduos. “Está contribuindo para a realocação de pessoas ao mercado de trabalho e o reconhecimento da identidade dos carroceiros, não é somente um recolhimento de material reciclável que envolve, e sim pessoas. Ou seja, a qualidade de vida para todos”, disse João. Saiba mais sobre a iniciativa e envie uma mensagem com o tópico “"Carroças do Futuro" para participar. Um representante da Associação entrará em contato.
Participe do próximo Encontro de novembro e contribua para a melhoria de Campos Elíseos!