Das franquias aos restaurantes de bairro, a alimentação se revela um dos negócios mais atraentes para quem deseja empreender, pela facilidade em se montar uma estrutura e por não exigir grandes investimentos para entrar no mercado. A decisão mais importante nesse tipo de negócio é a escolha das comidas para vender delivery.
Saber o que você vai oferecer para o público de delivery é importante tanto para restaurantes que já estão consolidados quanto para o pequeno empresário, que encontra nesse negócio a oportunidade de exercitar um talento e ainda gerar uma boa renda por meio das vendas.
Quer saber quais são as 6 principais dicas para fazer o seu delivery de comidas ter sucesso? Continue a sua leitura e descubra quais são os diferenciais que você pode e deve oferecer. Confira!
1. Considere suas especialidades na cozinha
Para abrir um serviço de alimentação você não deve considerar apenas a sua urgência para ter uma renda, pois sem os atributos necessários a empreitada pode não ser bem-sucedida. Ou seja, você deve estar devidamente qualificado ou, pelo menos, contar com a colaboração de pessoas que entendam do assunto para trabalhar contigo.
Cozinhar é uma arte, que alimenta e deve gerar satisfação para o seu público, para validar o voto de confiança que eles darão ao pedir uma refeição no seu estabelecimento. Ninguém gosta de gastar dinheiro com comida de baixa qualidade, por isso, invista apenas em oferecer aquilo que você de fato domina.
Mais que isso, qualifique-se para desde o primeiro momento acertar a mão no tempero e preparação. Com a internet isso ficou bem mais fácil, pois existem muitos tutoriais sobre todos os tipos de pratos. Veja vídeos para aprender e se inspirar, e não descarte fazer um curso completo sobre gastronomia.
2. Pesquise sobre a estrutura necessária para a produção
Somos reconhecidos como um povo que tem um grande talento para improvisar, mas se a sua ideia é criar um negócio profissional, parte da sua qualificação consistirá em pesquisar qual é a estrutura necessária para tocar o seu delivery de maneira eficiente.
Ter as ferramentas certas ajuda profissionais de todos os setores e não seria diferente com o de alimentação. Para isso você também precisará elaborar um planejamento financeiro e estratégico, que sirva para o início do seu negócio e consiga dar conta caso tudo dê certo e a sua demanda cresça.
Não exagere, pois, além de encarecer o seu investimento, uma estrutura robusta ficará ociosa na maioria dos dias e só operará em sua plena capacidade em ocasiões específicas, como alguns finais de semana e datas comemorativas.
Equalizar a estrutura para que ela não sobre e não perca a eficiência em dias de movimento alto, gerando atrasos nas entregas, será um dos seus desafios. Sobre o tempo da preparação à chegada no endereço da sua clientela, opte sempre pela transparência, a previsão deve ser cumprida fielmente para não gerar insatisfação.
3. Conheça as tendências de comida para delivery
Estudar as tendências não se trata de saber o que está na moda para oferecer no seu delivery, pois os modismos passam na mesma velocidade em que aparecem. Basta lembrar das Paletas Mexicanas, que ficaram famosas e rapidamente surgiram diversas lojas para vendê-las, sendo que pouco tempo depois perderam o apelo da novidade.
Saber dosar a tendência com o tradicional é uma das melhores recomendações, pois grande parte do público opta sempre pelos mesmos pratos. O hambúrguer é um exemplo de item tradicional, mas que é influenciado por diversas tendências gastronômicas.
Para entender isso, basta ver que a maioria das hamburguerias se sofisticaram e passaram a oferecer produtos feitos artesanalmente e em novas combinações. Tudo isso agrega valor, pois oferece novas experiências gastronômicas, com sabores e texturas que agradam o público, a cada dia mais exigente com aquilo que come.
Isso se aplica a outros pratos tradicionais, a exemplo da pizza e da comida brasileira, que estão sendo aprimorados para essa nova realidade. Outra tendência que vale ser mencionada são as experiências étnicas, como a culinária Tailandesa e Peruana, que contam com um público crescente no país.
4. Aposte em comidas orgânicas e saudáveis
Sustentabilidade, saúde e bem-estar são novas palavras-chave para quem deseja ou já empreende no setor de alimentação. Mesmo as comidas que não são exatamente associadas a uma alimentação saudável, como o já mencionado hambúrguer, estão inseridos nesses novos valores.
Colocar frutas, hortaliças e legumes orgânicos em seus pratos é uma recomendação que certamente agradará seu público e servirá de atrativo para novos clientes. Como esses produtos costumam ser mais caros, tente criar parcerias com pequenos produtores locais para reduzir os custos e ainda conseguir uma margem de lucro maior na precificação do produto.
5. Tenha um cardápio enxuto
Nos tópicos anteriores mencionamos vários pratos e tendências que costumam ir bem no delivery, mas você deve filtrar as nossas dicas de acordo com a sua habilidade na cozinha junto à sua estrutura. Escolha aquilo que você conseguirá oferecer com maestria e crie um cardápio enxuto, mas com cada item bem detalhado.
Se você tem uma lanchonete, por exemplo, comece com uns 5 sanduíches artesanais, 3 opções tradicionais e mais baratas, sobremesas artesanais e bebidas. Com o tempo você saberá quais são os mais vendidos e poderá criar receitas para substituir os que saem menos, o que trará frescor para o seu cardápio e despertará a curiosidade do seu público.
6. Saiba mais sobre os gostos dos seus clientes
Conhecer as preferências da sua clientela não é apenas saber quais ingredientes eles querem excluir de seus pratos, mas também conhecer suas expectativas e experiências gastronômicas.
Mantenha a escuta ativa e aplique isso à sua cozinha, pois talvez seja daí que surja o carro-chefe do seu cardápio. Para isso, fique atento aos feedbacks que você recebe nas avaliações e em comentários de suas publicações nas redes sociais que você utiliza para a divulgação do seu negócio.
Quem está disposto a empreender em comidas para vender delivery deve estar sempre atento às oportunidades e novidades. Trabalhar com seriedade e amor ao que se faz pode levar o seu negócio a repetir a trajetória de muitos restaurantes centenários, mas para isso é necessário profissionalismo, que será conquistado com estudos constantes.
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