Saiba como precificar um produto para evitar prejuízos!
Saber como precificar um produto ou serviço é uma das maiores dificuldades de muitos empreendedores, especialmente quando consideramos a competitividade do mercado e o valor que o consumidor atribui ao bem. Contudo, essa é uma tarefa obrigatória, a ser feita de maneira constante e racional.
Isso porque envolve diversos fatores, que superam questões concorrenciais e a busca pela lucratividade. Entram aqui questões como viabilizar e manter o negócio, arcar com fornecedores, entre outros custos próprios de cada tipo de negócio. Mas fique tranquilo, pois você não está sozinho nessa!
Quer saber mais sobre a precificação de produtos? Selecionamos as principais dicas para que você consiga manter o seu negócio de maneira rentável e sustentável. Continue a sua leitura e confira!
Entenda o processo de formação de preços
A primeira coisa a ser feita no momento da precificação é observar o mercado no qual o seu negócio está inserido, para saber quais são os preços praticados atualmente. Essa é uma pesquisa que também poderá ser aproveitada para outras finalidades, como encontrar oportunidades e saber mais sobre aquilo que é valorizado pelo seu público.
Dificilmente você conseguirá criar uma conversão eficiente ao praticar preços que destoem da média dos seus concorrentes. Afinal, o público costuma fazer várias consultas antes de tomar a decisão de compra. Seria um grande erro tentar recuperar o seu investimento por meio de margens maiores, caso elas sejam repassadas diretamente para o consumidor.
Mas isso não significa que você não deva levar o seu investimento em consideração, bem como os custos de manter a sua loja em funcionamento. No início, você precisará de um bom capital de giro para suportar os primeiros meses, mas ao precificar da maneira correta, esse cenário tende a se reverter positivamente de maneira rápida, e sua loja conseguirá se manter de forma autônoma.
Quanto você quer lucrar?
Ciente de qual foi o investimento para a criação do seu negócio, dos custos mensais para a manutenção e dos valores gastos na aquisição de produtos, você deve pensar na sua margem de lucro, fundamental para a precificação. Nesse cálculo, também entram outras questões, como o valor dos impostos, o tempo em que a mercadoria ficará estocada, ações de marketing e outras necessárias para a venda.
Consideradas as despesas fixas e variáveis, passa a ser o momento de estipular uma margem de ganhos que o permita arcar com os custos e também garantir a lucratividade do negócio.
É importante saber que, embora seja um gasto corrente, que certamente se verificará todos os meses, a compra de produtos para a venda é uma despesa variável. Isso ocorre por inúmeras razões, como a dependência de insumos e variações sobre o frete.
Usualmente, o mercado costuma estipular a margem de lucro como um percentual sobre as vendas, que varia entre 20 e 50%. Então, veja quais serão as metas que o setor de vendas deverá perseguir para que isso se realize.
Lembre-se, ainda, que, como mencionado, você deve verificar se o valor final estipulado na venda está compatível com o praticado pela sua concorrência. Não adianta colocar uma margem elevada, que destoe da média e faça com que seu negócio não tenha escala e giro. Essa noção é exceção em mercados muito exclusivos e de produtos de alto valor, o que não é nem de longe a regra a ser seguida pela maioria dos negócios.
No geral, um dos melhores caminhos é realizar a precificação que seja compatível com o mercado e investir nas vendas em alta escala. Mesmo que a sua margem não seja tão alta quanto você gostaria, o volume de vendas compensa essa diferença, com a possibilidade de se alcançar lucros maiores e transformar seu negócio em uma referência local e regional.
Por fim, não se esqueça de considerar a formação de preços, isso é, os seus custos fixos e variáveis. Não adianta ter em mente apenas o preço da concorrência, pois a complexidade sempre é bem maior que isso, e você pode se ver sem margem de lucro, caso simplifique demais esse processo. Portanto, tenha ponderação!
Saiba por que é importante fazer a precificação corretamente
Basicamente, toda a saúde financeira depende de um processo de precificação eficiente. As suas metas e estratégias têm base em preços adequados e que consigam se transformar em lucro, de forma a assegurar a sua continuidade no mercado e também a possibilitar o crescimento e expansão do seu negócio.
Você também definirá qual é o seu público ideal por meio da precificação, e conseguirá atingir faixas de idade e de renda compatíveis com o propósito do seu negócio. O que é caro para certo perfil, pode ser barato para outro. Da mesma maneira, o que é barato, nem sempre é atraente para públicos mais exigentes.
Outro fator que se relaciona diretamente com a precificação é a competitividade do seu negócio. Dificilmente empresas que comercializam o mesmo tipo de produto e têm o mesmo público-alvo conseguirão se manter com preços muito incompatíveis, pois os compradores optarão pelo mais barato, o que é bastante natural.
Você também conseguirá trabalhar com descontos que sirvam para atrair o público sem condenar a sua margem de lucro. As promoções também são fundamentais para reverter meses que apontam para a queda nas vendas e ameacem o seu planejamento, e para diferenciar o seu negócio em datas comemorativas. Com a precificação adequada, sua lucratividade não será comprometida.
Veja como revisar seus preços
O Brasil não vive mais o cenário de hiperinflação, mas registra tendência de alta em diversos custos do negócio. Tudo deve ser levado em consideração na formação de preços, e revisar a precificação é uma tarefa que deve ser feita constantemente, para não amargar prejuízos.
Saber como precificar um produto não é algo que deve ser feito na intuição e, sim, por meio de cálculos apurados que permitam a manutenção do negócio de forma lucrativa, sem que se abandone a atratividade para o público. Esse é um dos principais elementos em negócios de sucesso!
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