Se você já tomou a decisão de usar seus dotes na confeitaria para gerar uma renda extra, chegou o momento de saber como divulgar doces para vender, que é uma etapa muito importante para o seu sucesso. Tratar o seu marketing com profissionalismo é o que tornará o seu trabalho reconhecido e requisitado.
As redes sociais formam o conjunto de canais mais acessível para investir na divulgação, pois é possível ter bons resultados de forma orgânica, ou seja, sem pagar pela veiculação de anúncios. Existem muitas estratégias para criar uma audiência, que é o público que se interessa pelo que você faz e usualmente adquire aquilo que você vende.
Quer saber mais sobre as maneiras de divulgar doces para vender? Selecionamos as principais dicas práticas para lotar a sua agenda de trabalho. Confira!
Faça um planejamento
Se você está começando a empreender, talvez não tenha o costume de lidar com questões como o planejamento financeiro do seu negócio. Você deve ter em mente o valor que tem disponível para investir na divulgação e iniciar a sua atividade, bem como quanto de retorno ela poderá gerar ainda no início.
Nesse momento, você também deve saber qual é o seu público-alvo, para que possa direcionar seus serviços para o perfil certo. Por exemplo, se quer vender para festas, é interessante saber se as pessoas apreciam doces e querem algo diferenciado, que não encontram em qualquer padaria ou supermercado.
Ter nichos ajudará você a se tornar uma referência para um perfil de público bastante específico, que você deve estudar desde o início para conhecer suas preferências e expectativas.
No exemplo das festas, há pessoas que querem algo mais refinado e outras que preferem o tradicional bem-feito. Isso costuma variar em razão da idade e renda, bem como do tipo de festa. Casamentos e formaturas exigem técnicas e doces mais sofisticados, enquanto aniversários usualmente demandam produtos mais simples.
O seu planejamento financeiro deve se aliar ao público que você busca, tendo em vista que quanto mais exigente ele for, maior será o investimento em divulgação, ferramentas e insumos. Porém, o retorno também será mais alto.
Para o perfil mais generalista, o início será menos oneroso, mas o retorno também será menor, o que exigirá que você tenha um número bem maior de clientes para conseguir uma boa renda mensal.
Crie perfis nas redes sociais para a sua empresa
Para divulgar a sua marca, o ideal é que suas redes sociais demonstrem profissionalismo. Por isso, nada de utilizar o seu perfil pessoal para a divulgação. Ele até pode e deve compartilhar as suas postagens do perfil profissional, mas por não ser dedicado exclusivamente a isso, não será a sua ferramenta principal.
Contas e perfis profissionais ainda têm outras vantagens, como a possibilidade de impulsionar anúncios e visualizar o resultado das suas ações. Isto é, quantas pessoas visualizaram suas postagens, o engajamento e o número de visitas no seu perfil.
Pode não parecer que seja algo importante, mas é exatamente o que demonstrará o nível de sucesso das suas publicações e ajudará você a aperfeiçoar cada vez mais a sua divulgação. Assim, você conseguirá atingir um público cada vez maior, o que também significa um número crescente de clientes.
Tenha boas fotos para a divulgação
Se cozinhar é uma arte, o mesmo pode ser dito sobre a fotografia, que tem um potencial gigantesco de impressionar o seu público. Mas isso vale para o bem e para o mal. Fotos de comidas são algumas das mais difíceis de tirar. Mesmo que a apresentação esteja impecável, as imagens podem não ficar muito atraentes.
Nesse caso, o ideal é que o seu senso crítico esteja muito apurado, para que apenas imagens que contribuam com o seu trabalho ganhem as suas mídias.
É o seu trabalho que deve estar evidenciado nas suas publicações. Por isso, evite atalhos como pegar fotos em bancos de imagem e em sites de busca. Muitas dessas imagens podem ser identificadas pelo seu público e descredibilizar o seu serviço.
Produza vídeos mostrando os seus processos
Se você quer se tornar uma referência na confeitaria, crie vídeos que mostrem todo o seu processo de criação. Assim como as fotografias próprias, esse tipo de conteúdo é útil para fins de divulgação e torna inquestionável a sua técnica. Além disso, amplia o seu público e gera engajamento com quem busca aprender receitas novas.
Isso não significa que você estará entregando os seus segredos para potenciais concorrentes, pois há muitos conteúdos semelhantes disponíveis, e certamente você também os utilizou para aprender o seu ofício.
Seus clientes continuarão a procurar você porque não têm o mesmo talento, tempo, ou até mesmo a estrutura de que você dispõe para produzir em escala.
Realize promoções e sorteios
Muito provavelmente você já participou de sorteios no Instagram, então sabe muito bem o potencial que eles têm para gerar engajamento. É possível usar essa ferramenta para divulgar o seu trabalho e ainda assim evitar prejuízos.
Você pode oferecer conjuntos de doces que não tenham um custo elevado para a produção e que consigam demonstrar a qualidade do seu trabalho. Uma boa ideia é sortear uma caixinha com 4 brigadeiros gourmet, pois eles podem funcionar como amostra grátis serão disputados pela sua audiência.
Só não se esqueça de pedir para os participantes marcar outras pessoas e seguir o seu perfil.
Invista no atendimento online
Se você queria saber como divulgar doces para vender, agora sabe que as redes sociais como o Instagram e aplicativos de mensagens são boas maneiras para propagandear o seu trabalho. Atenda com bastante atenção nesses canais, não deixe seu público esperando respostas e feche novas vendas por meio deles.
Saber como divulgar doces para vender não é nenhum bicho de sete cabeças. Mesmo que você esteja iniciando seu empreendimento, essas dicas podem ser aplicadas e vão ajudar você a crescer. Se você já faz um bom trabalho e o seu público gosta dos seus doces, com a divulgação certa você conquistará ainda mais clientes.
Este conteúdo ajudou você a saber como colocar a mão na massa para vender mais? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais, com certeza ele será útil para outras pessoas da sua lista de contatos!